quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Uma semana em Bali

Sempre pensei em Bali como o paraíso na terra, não conhecia quase nada de lá, mas imaginava uma ilha simpática com muito sol, ondas gigantes e muitos surfistas. 

Nessa viagem a Ásia nosso destino certo era a Tailândia, mas armando o roteiro vi que Bali ficava logo ali, já pensou que sonho unir Tailândia e Indonésia numa mesma viagem de férias? Pesquisamos um pouquinho e tcharam: era viável conhecer a ilha dos deuses também, que alegria!

Desde então a música Padang Padang não saia da minha cabeça, coisa de quem cresceu na Bahia e pulou alguns carnavais. 

Mas ao contrário do que pensava, Bali não era uma unanimidade, em muitos relatos as pessoas reclamavam do trânsito caótico, das praias que não eram lá essas maravilhas, do turismo massivo, da dificuldade de ir de um ponto a outro da ilha, dentre outras coisas. 

Fiquei confusa porque era tanta informação que chocava com aquela ideia de ´férias no paraíso tropical' que eu queria, ainda assim resolvemos pagar para ver e reservamos uma semaninha para morrer de amores - ou não - pela ilha.


Mochilão Bali Sudeste Asiático Dezembro

Com uma visão mais objetiva, a viagem ficou mais fácil. Percebi que não chegaria numa ilha pequenina, climão pé na areia- faço tudo andando: Bali é gigante. E tem trânsito, um trânsito caótico mesmo, com pouca sinalização, congestionamento, muita moto e vuco-vuco

Ir de um lugar a outro nem sempre é rápido, logo uma parada de 3 ou 4 dias rende muito pouco, detesto definir dias para viagens, mas arriscaria dizer que uma semana seria o tempo minimo de estadia.

O sudeste asiático é roteiro de muita gente que faz uma volta ao mundo, tira um ano sabático e pode desfrutar todas essas maravilhas sem pensar no tempo, então você vai ler muita gente pregando esse estilo como a única alternativa para conhecer e absorver as delicias e mistérios desse continente. 

Mas se ainda não chegou a sua vez de cair no mundo sem olhar o relógio e você está aí só com X dias de férias do trabalho, não se desespere porque dá sim para ser feliz em poucos dias, dá sim para viver lindas experiências do outro lado do mundo sendo apenas turista.  

Entendi que a Ásia era um novo mundo, um mundo rico em sabores, cores, cheiros, sons, cheio de possibilidades, eu poderia passar uma vida tentando aprender e compreender essas diferenças e viajei com muita sede de experimentar, mas sem a pretensão de ver tudo ou sair especialista na cultura deles, sabia que o tempo era curto e deixei de me cobrar, queria só viver e foi lindo. 




Nos próximos posts contarei sobre nossos dias em Bali:

- Hospedagem - Dividindo a semana em Seminyak e Ubud

- Seafood Barbecue em Jimbaran

- Ubud, a outra cara de Bali
Cafe Lotus, Monkey Forest e os campos de arroz

- Pandawa Beach, a surpresa de Bali
E ainda a praia Padang Padang e o fim de tarde no Uluwatu Temple

- Outros templos que visitamos em Bali: Tanah Lot, Ulun Danu, Pura Tirta Empul e Kawi Temple

- O famoso café - tido como o mais caro do mundo - de caquinha de Luwak, para turista ver

****

Pensei que nunca ia conseguir falar sobre a viagem, mas olha os posts saindo rs.

Até breve! ;)

4 comentários:

  1. Ahhhhh, já adorei! Tenho curiosidade de saber mais sobre a Ásia, apesar de não ter muita vontade de conhecer pessoalmente... ainda. :)

    ResponderExcluir
  2. Olá !! Eu te acompanho no blog do Uruguai e te achei aqui também.Nossa como vc está parecida fisicamente com o pessoal de Bali!!! Acho que os alguns dos nossos índios e descendentes devem ser bem parecidos com eles.Muito legal!!!
    Parabéns pelo bebê.
    bjss
    Verônica

    ResponderExcluir
  3. Adorei o blog! Poste mais textos de suas experiências Jami. Vou conhecer Bali em jan. Alguém pode me indicar um bom seguro viagem? Bjs, Juliana.

    ResponderExcluir
  4. Bali é incrível! Paradisíaco e traz mta paz de espírito. Foi um dos lugares que eu mais gostei de conhecer. Juliana, seguro eu fecho c/ a www.touristcard.com.br , pq eles me oferecem um desconto. Mas tem que apresentar o cupom da promo. É esse: tourist15. Fique a vontade se precisar usar. abç, Miguel.

    ResponderExcluir