sábado, 15 de março de 2014

St Patrick's Day em Dublin

Eu não estou na Irlanda, mas não pude escapar desse clima St Patrick's Day que toma conta dos irlandeses no mês de março.

Aqui em Montevideo, Pablo participa de um clube de cervejeiros, é um grupo de fabricantes de cervejas artesanais e todos os meses rola um pack com 6 cervejas destacadas de cada marca do grupo, daí a caixinha que chegou na semana passada era toda trabalhada na temática San Patricio e no livrinho que vem explicando sobre as bebidas encontrei mais "irish" do que qualquer outra palavra.


Suficiente para encher o coração de amor e nostalgia, né? 

Como não lembrar do nossos primeiros passos lá na ilha verde? Aquele momento lindo da chegada, onde tudo era novidade, descoberta e antes de completarmos o primeiro mês vivendo em Dublin, acompanhamos a  festa de St Patrick: muita empolgação!



Tinha muita curiosidade para saber como era a festa, muita gente dizia que era o carnaval da Irlanda, outros que não era lá tão animado, que o pessoal pirava o cabeção bêbado nas ruas, etc.

E chegou o dia, catei o que tinha de verde na mala, colocamos as coisinhas animadas que compramos na Carroll's e saímos como leprechauns serelepes... errr, mas será que não estavamos exagerando, pagando de turista? Veja bem, de Stillorgan até o Centro dava uns 20 minutos viajando no luas e se todo mundo estivesse vestido normal?

Rá! Bastou avistar a estação de luas para identificar vários amigos leprechauns: crianças, adolescentes, adultos, todo mundo trajando verde, definitivamente era uma festa irlandesa, celebrada por eles, não era uma festa criada para vender o país, uma parada de marketing somente para atrair turista e fiquei muito feliz de ver e participar.


Não chegamos cedo, então as ruas já estavam lotadas, parecia impossível encontrar um lugarzinho para ver o desfile sem mil cabeças na frente, mas no final conseguimos encontrar um canto e assistir tudo.

Na verdade achei mais parecido a um desfile de 7 de setembro do que um carnaval, muitas escolas se apresentando, bandinhas de sopro, fanfarra, muitas convidadas e levando bandeiras dos EUA. 

Não achei um desfile grandioso com roupas, alegorias e produções cheias de brilho, glamour, luxo ou poder, inclusive parecia muita coisa improvisada, tipo trabalho de escola e na boa? Achei bacana, achei autêntico! Menos ostentação e todo mundo se divertindo.




Algumas bandas passavam e levantavam a galera, as pessoas aplaudiam, acenavam, mandavam beijos, as vezes demorava um pouco para passar o seguinte grupo e assim foi até terminar.

Com o desfile encerrado, as atenções voltaram-se às ruas do Temple Bar, aí sim parecia uma mini micareta (pela quantidade de gente) e o abadá era verde! :P



Dentro dos pubs, cerveja e música rolando solta, todo mundo animado. Não ficamos até tarde da noite, então não vi como a coisa terminou por lá.

Os dias que antecedem o St Patrick's Day são dias de comemorações também, no ano passado ocorreram vários eventos, fomos a um show de música e dança irlandesa na rua ao lado do Parque Stephen's Green que foi lindo.

Ainda visitamos a fábrica da Guinness que tinha uma programação de shows com várias bandas locais.


No último andar da fábrica da Guinnes há um bar com mirante onde é possível ver grande parte da cidade e pudemos ver vários edifícios com iluminação verde em homenagem ao St Patrick. 

Lá no bar tinha dj e o clima era de festa, tinha muita gente, conhecemos um garçom irlandês que tinha ido ao Brasil e Argentina e ficou todo amiguinho nosso, ganhamos cervejas, demos boas risadas e tiramos muitas fotos.


Foram dias felizes rs! Esse ano não estaremos pelas ruas de Dublin, mas os acessórios de leprechaum vieram na mala, junto com o cd da Mutefish (uma banda maravilhosa que se apresenta na Grafton Street e Temple Bar) recheado de música irlandesa da melhor qualidade, temos o pacote completo para festejar! 

Viva St. Patrick's Day! ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário