sábado, 1 de fevereiro de 2014

Chegando no Aeroporto Charleroi na Bélgica

Saímos cedinho de Dublin e após uma hora e pouquinho de voo chegamos no aeroporto de Charleroi.

A passagem pela imigração foi curiosa. Não é comum fazerem perguntas porque tenho o visto de estudante válido, residência em Dublin e tal, então geralmente apresento o passaporte, carimbam e tchau.

Mas dessa vez foi diferente:

- Olá!
- É sua primeira vez na Belgica?
- Sim.
- Quantos dias você vai ficar?
- Dois.
- E vai pra onde depois?
- Amsterdam.
- E depois?
- Dublin.
- E depois?
- Err... eu moro em Dublin!
- Ah! (abre o passaporte e o visto tá lá bonito). Você está viajando com quem?
- Sorry? 
- Você está sozinha?
- Não, com meu namorado.
- Onde ele está?
- Na fila esperando a vez dele.
- Chame ele.

Faço sinal de chegue mais e ele se aproxima meio perdido, o oficial sem a menor cerimonia diz: 'your passport'. Nenhum 'por favor', nenhum 'bom dia'.

Aí ele apresenta o passaporte vermelhinho italiano e prontamente a pessoa vira um poço de simpatia arriscando até um 'buongiorno!'. Ah, vá! Fiquei pensando como seria se fosse um latino mais...

O aeroporto fica a 46km do centro de Bruxelas, o trajeto dura cerca de uma hora.

Do lado de fora do aeroporto ficam os guichês de venda de passagens (há placas indicando o caminho) e os ônibus da companhia Brussels City Shuttle páram quase em frente a porta de saída.


A frequência é de 30 minutos.

Comprando o ticket pela internet há desconto, deixando para comprar lá o ticket custa salgados 17 euros.

O ônibus pára na estação Midi (entre as ruas de France e de l'Instructione de lá é fácil e perto ir para os bairros próximos ao centro turístico

Na volta eles recomendam estar na estação com uma antecedência de 3h do seu voo e não preciso dizer que é importante levar em conta, né? :P

Esse trecho Bruxelas - Dublin pela Ryanair é barato, vimos passagens por 20 euros (dia de semana e com antecedência de uns 15 dias). Daqueles preços para acreditar que as companhias low cost ainda existem! 

Abraço! ;)

7 comentários:

  1. Heey, eu vou pra Bélgica esse fds e nossa, dicona a do ticket! Ja tava preparado pra pagar uma fortuna! <3

    ResponderExcluir
  2. Gente, essa história da imigração é uma das mais bizarras que já ouvi...

    ResponderExcluir
  3. Muito válido o link pra comprar as passagens online! Ajudou muito, ficou bem mais barato do que comprar lá. Estou indo em Setembro e pegando dicas desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Helena! Aproveite bastante, Bruxelas me surpreendeu muito! :)

      Excluir
  4. Olá estou indo em julho para Bruxelas, e estou um tanto quanto preocupada com a imigração, rs tomara que seja tranquilo!!!

    ResponderExcluir