quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Só porque eu sou baiana...

Oxe, por que esse surto de baianidade agora, nega? - Perguntariam lá em Salvador.

Minha relação com a terrinha por vezes fica dividida.

Tenho momentos de indignação com o descaso, a superficialidade das coisas, o oba-oba-putaria em todo lugar, os preços surreais. 

E tenho momentos de alegria e identidade aflorada quando vejo essa gente bronzeada mostrando seu valor mundo afora ou lembro de algo que só se vê na Bahia

Tenho muito orgulho da nossa história, arte, cultura, musicalidade, sou feliz falando baianês. 

Tenho saudade da comida: da moqueca, do acarajé, vatapá, caruru, arrumadinho, escondidinho, beijú, mungunzá, lambreta, pirão, maniçoba, carne do sol com aipim  e até de comer uma punhetinha no tabuleiro das baianas (calma, leitor! A punhetinha é só um bolinho de tapioca).

Saudade das cores, do cheiro de dendê correndo pelas ruas, das ladeiras, da miscigenação, do sincretismo, do som da percussão arrepiando a pele. Porque sou dessas que se emocionam com a força dos tambores e atabaques! E não, não estou falando de axé music pop

Saudade de ver o mar, do mergulho no porto da Barra, do sol se pondo no Farol e as pessoas aplaudindo, dos caminhos do Rio Vermelho, da cervejinha gelada e o garçom atrevido do boteco dando pitaco na conversa. 

Saudade de ouvir o vendedor dizer 'tem, mas acabou', de alguém contar um causo que durou '3 horas de relógio', da tripla negação, porque costumamos dizer 'não, não quero não'.

Sinto falta da informalidade e da leveza, de andar descalça, do chegue mais e pode entrar

Tenho consciência que toda essa magia anda abalada, ultimamente me deparo com uma cidade caótica, suja, com um trânsito infernal e uma diferença de classes gritando na minha cara. 

Por enquanto escolho e abraço essa Bahia que não me sai do pensamento

Hoje descobri um blog com uma proposta que me agradou de cara, chama 365 motivos para amar Salvador e tem o desafio de encontrar um motivo por dia para amar a cidade

A ideia não é fingir que não há problemas - qualquer pessoa sensata em 5 minutos na terrinha apontaria vários - mas mostrar que há sim coisas lindas acontecendo em meio ao caos urbano, antes de reclamar dá para aprender e resgatar o que temos de bom. 

E certa que cidadania começa em casa e muito trabalho precisa ser feito, eu compro essa ideia de valorizar o que está aí e lutar pelo que não está.

Já que comentei do blog, vou falar também de uma página relacionada que sigo no Facebook, a Guia de Sobrevivência do Soteropobretano aborda informação, cultura, lazer e humor. Muitas noticias já são piadas prontas, como o cinema novo no reino do dendê com entradas que chegam a R$51. 

As dicas culturais são ótimas também e de baixo custo - muitas vezes gratuitas - para aqueles que dizem que não tem nada para fazer em Salvador, mas nunca entraram numa galeria de arte, livraria ou museu, por exemplo.

Salvador, sempre esperando te encontrar de novo! Foi lá que me criei, é lá onde moram as pessoas que mais amo na vida! ;)





2 comentários:

  1. Desculpa o palavreado, mas CARALHO, ESSA FOTO NA PRAIA TÁ LINDA!

    Que praia é essa, gente do céu?

    Eu conheci Salvador e não gostei muito não. Cidade mal cuidada, suja, cheia de ambulantes e pedintes, uma pena. O Pelô é bem turístico, mas mesmo assim, achei que seria mais conservado, sabe? Até tem um post no blog onde conto sobre lá...

    Valeu mesmo por subir na varanda onde o Michael subiu pra gravar "They don't care about us" (sou fã do MJ, te contei?! hahaha).

    Mas as comidas, ah, as comidas! Você inclusive citou algumas que nunca ouvi falar!

    Espero poder conhecer outros lugares da Bahia e quem sabe voltar à Salvador e mudar minha impressão de lá...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrs amo essa foto!

      Essa praia fica no condomínio que meu pai tem casa no litoral norte, perto de Jacuípe, no sentido de Praia do Forte.

      Ela é lindaaa e quase deserta porque o acesso se dá basicamente pelo condomínio.

      Ainda não vi seu post, infelizmente não é a primeira pessoa que eu conheço que volta com essa impressão.

      A estrutura turística deixa a desejar mesmo e temos tantas coisas ricas naquela cidade, é uma pena!

      Temos muito trabalho pela frente, mas quem sabe um dia vamos juntas e te mostro essa Salvador que ainda me deixa saudosa rs!

      hahahah não sabia que você era fã do MJ! Sabe que lembro do dia que ele foi lá? Só se falava nisso, tipo plantão da rede globo!
      Tenho uma prima que ama o MJ, ela tinha o quarto cheio de fotos e coisas dele, mas justo no dia da gravação ela se acidentou e não pode ir, lembro até hoje dela arrasada em casa vendo pela tv (eramos vizinhas) hahaha.

      E as comidas da terrinha, nossa senhora, são fantásticas! ;)

      Beijo!

      Excluir