sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Mais Alsace: Ribeauvillé

Ribeauvillé ganhou meu coração muito fácil!

Como não amar essas cores, flores, uma ruazinha com vista a um castelo lá no topo da montanha cercada de vinhedos.

Foi nesse cenário lindo que almoçamos. Não entendia bem o menú, mas uma coisa aprendi rápido, pedir a tarte flambée na Alsace é garantia de sucesso. É rápido, crocante, gostoso e o preço é bom: entre 8 e 10 euros.

Queria conhecer mais a culinária alsaciana, pensei em pedir o Baeckeoffe, mas o dia estava quente pedindo algo mais fresco, aí pensei num prato mais puxado para o lado alemão e não deu outra: choucroute!

Vinho na taça, mesinhas do lado de fora do restaurante sob a sombra de um parreiral, tudo muito bom, tudo muito bem, gravei esse vídeo para lembrar do lugar e tal:

De repente passa um rato! OMG, um rato! Ninguém se abalou, francesada blasé comendo.

Pablo me acalmou, devia ser da rua, muitas construções antigas, bláblá, por sorte - ou não - eu já tinha terminado de comer e o bicho sumiu. Fiquei fazendo a francesa terminando o vinho.

Aí ele me diz: eu acho que o rato voltou e tá aqui embaixo!

Uêpa! O suficiente para baixar a Daiane dos Santos e dar um duplo twist carpado da cadeira, fazer um passo de samba do crioulo doido.

Mantive a finesse e não gritei, mas quando parei, vi que todo mundo me olhava: alguns assustados, outros visivelmente se divertindo, para o rato ninguém nem tchum.

O homem da mesa ao lado minimizou 'une ratatouille', bonitinho como o do filme, o casal da mesa em frente liberou as crianças para correr atrás do bichinho e tirar fotos. Vida que segue.

Pagamos a conta e saí ainda tonta com o susto que levei.

Começamos a subir a montanha que avistamos quando chegamos na vila, tinha muita gente fazendo isso, todo mundo preparado para o trekking, claro.

Eu estava de sapatilha porque a última coisa que pensei para o dia foi trilha, mas fui devagarzinho numa boa até onde deu pra ir.

E que recompensa maravilhosa, uma delicia a vista lá de cima!

Descemos e encontramos um pub, talvez o único da vila, pausa para provar cerveja e olhar o movimento.

Antes de chegar ao estacionamento, uma parada para comer crepe de nutella. Pablo como estava dirigindo bebericava uma coisinha aqui, outra ali, mas com a comida não houve meio termo. Voltamos mais redondos e felizes.

Saímos de Ribeauvillé e fomos a Saint Hippolyte, queria umas fotos nos vinhedos que tínhamos passado mais cedo e encontramos a Fête du Vin Nouveau: inesperado e sensacional!

Era um pequeno festival com música, dança, comidinhas tipicas e vinhos.

Nada turístico, um clima de festa do bairro, dá para imaginar como chamamos atenção, né?

Quase não tinha jovens e um monte de gente veio puxar conversa, achei tão queridos! Muitos se esforçando para falar inglês, inclusive.

Não me fiz de rogada, provei com entusiasmo o vin nouveau que estava sendo celebrado e também os outros vinhos e quitutes da região.

De volta a Colmar corri para encontrar os restaurantes abertos, não contei que alguns não abrem aos domingos a noite rs, mas pude encontrar opções para escolher.

Mais tarte flambée, deixei o nojinho de lado e pedi também escargot, não é caríssimo como imaginei e não é ruim, não sei se pediria novamente, mas a experiência valeu para saciar a curiosidade.

Pedi também um prato esquisito com um purê de algo que não faço ideia, batatas e um queijo estranho rs. O restaurante era bem intimista, no meio da noite o rapaz que nos atendia começou a tocar piano, foi divertido.

Voltamos ao hotel e na segunda-feira pela manhã pegamos a estrada rumo a Strasbourg para devolver o carro e pegar o trem a Paris.

Nosso vocabulário básico de francês foi bem útil durante o tempo que estivemos lá, pedir informação começando com um 'bonjour' e um sorriso no rosto faz toda a diferença na resposta deles.

A viagem a Alsácia é mais que recomendada, uma viagem que mexe com todos os sentidos.