quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Indo ao médico em Dublin

Já viajei sabendo que após 3 ou 4 meses em terras verdes teria que buscar um médico para fazer o controle de rotina dos hormônios da tireoide (tenho hipotireoidismo, aquele danado que ainda dizem que engorda).

Chegando aqui fiquei perdida sem entender como funcionava o sistema de saúde, ainda não sei direito, mas entendi que primeiro teria que passar por um GP - clínico geral - e depois se ele achasse necessário, iria me encaminhar a um endocrinologista (que é o especialista indicado no meu caso).

Logo desisti do sistema público e busquei por consultas privadas, vi que a média de preço era 50 euros para clínico geral, outras especialidades médicas tem um valor mais alto.

Encontrei uma clínica lá no Dundrum Shopping, pertinho de casa e que oferece planos interessantes a um custo bem acessível: a partir de 10 euros por mês já é possível adquirir um plano que inclui visita ao GP e dentista. 

Contato da Primacare na mão, então tudo certo? Não! 

Era frustrante não me sentir segura para fazer algo corriqueiro, tinha quase 6 meses na Irlanda e estava sofrendo para falar em inglês com um médico! 

Tudo bem que não era uma conversinha de elevador, era algo mais técnico e difícil de explicar, mas ainda assim não fazia sentido tanta aflição.

Enrolei uma vida, o medicamento que trouxe acabou e meu corpo reagiu - de um jeito não muito legal, aí resolvi que era hora de ser adulta e marcar a consulta

Pablo decidiu pegar a carona e se consultar também, nos encontramos a noite no shopping (a clinica funciona até às 19:30). Entramos juntos e enquanto eu abria o envelope com uma ultrassonografia da tireoide, o médico disse: "Oh! Você está grávida!", um tom de felicidades ao casal na voz da pessoa.

HAHAHA gente, constrangimento define.

Achei a consulta ok, um pouco diferente do que estava acostumada, o médico ficou sentado todo o tempo, não me tocou, mas não chegou a ser frio e foi bem paciente para entender tudo direitinho. 

Fiquei um pouco passada com a forma direta de dizer as coisas, tipo ele sugeriu na lata que eu buscasse um subsidio do governo para a compra do medicamento, já que o meu problema não tem mais jeito e terei que tomar esse remédio para sempre, o que no fim das contas não é barato. 

Não sei se é falta de tato ou se a cultura deles é assim mesmo de não enfeitar muito.

Dois dias depois voltei a clínica, dessa vez sozinha, para fazer um exame de sangue e foi bem tranquilo. 

O valor da primeira consulta é 50 euros e as seguintes 30, mas se a consulta for feita em família (não saquei o critério 'família' deles, não perguntaram se eramos ficantes, namorados, casados ou companheiros),  o valor é 60 euros. 

Acabou ficando 30 euros para cada, considerando que o médico meu deu receita para os próximos 3 meses, o custo foi ótimo. E o exame de sangue custou 10 euros.

Pronto, ir ao médico na Irlanda não é mais uma agonia! ;)

9 comentários:

  1. Interessante e muito útil! Você então não fez seguro particular (tipo aquele GTA) pra vir?

    Acho melhor que os médicos sejam direto e falem logo a real. Enfeitar demais pode ser ruim.....

    E você consegue ajuda do governo pra comprar os remédios? Como vai fazer?

    Boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho o GTA Bronze, já usei ele, o médico veio aqui em casa e tal.

      Dessa vez como preciso fazer um acompanhamento mais personalizado e exames a cada 3 meses, achei melhor ir a clinica.

      Eu encarei de boa a sinceridade dele hehehe.

      O medicamento não sai mais caro que no Brasil, se fosse ficar mais tempo aqui e o custo realmente fosse alto, tentaria.

      Obrigada! ;)

      Excluir
  2. Ola tb tenho o mesmo problema e vou pra Irlanda agora em novembro. Vc disse que ele da receita pra três meses, então de três em três meses vc terá que consultar com o médico e realizar novos exames? seria isso?

    ResponderExcluir
  3. Medico em Portugues em Dublin, IRLANDA
    DR. ALBERTO EMBALO
    TEL. 0874216905

    ResponderExcluir
  4. Médico en Español en Dublín, Irlanda

    PARA NIÑOS Y ADULTOS

    Image result for ZDROWIE
    DR ALBERTO EMBALO

    TEL/TEXT: 0874216905

    19 AÑOS DE EXPERIENCIA

    ResponderExcluir
  5. Médico en Español en Dublín, Irlanda

    PARA NIÑOS Y ADULTOS

    Image result for ZDROWIE
    DR ALBERTO EMBALO

    TEL/TEXT: 0874216905

    19 AÑOS DE EXPERIENCIA

    ResponderExcluir