sexta-feira, 18 de outubro de 2013

For Sale!

Um belo dia recebemos uma carta informando que o landlord tinha perdido a propriedade por não pagar a hipoteca ao banco e a administração do imóvel agora pertencia a imobiliária X.

Ele nunca, nunquinha nos atendeu, dessa vez não foi diferente, tentamos contato com a pessoa que fechamos o contrato, ninguém sabia de nada e ficamos aguardando um retorno. 

Dias depois comunicaram que o landlord estava possuído pela ragatanga e que não tinha perdido propriedade nenhuma, que continuassemos depositando o aluguel na conta dele.

Passamos o recado à suposta nova imobiliária que também ficou louca da periquita dizendo que tinha toda a documentação do banco e que deveriamos pagar o aluguel na conta indicada. E mais, que resolvessemos o tema do depósito com o digníssimo ex-proprietário.

Aí foi minha vez de rodar a baiana, porque né? A pessoa que sempre foi omissa, perdeu um apartamento maravilhoso, iria se importar agora em devolver dinheiro para garantir o resto do contrato com os outros!?

Foram tempos de disse-me-disse até que resolvemos tudo direitinho, o landlord concordou com a medida do banco e o último mês de aluguel não pagaremos, ficará por conta do depósito.

Então perguntaram se queríamos comprar o imóvel, como se tivéssemos muitos euros na conta de bobeira. Com a resposta negativa, pediram nossa colaboração para a venda e agendaram um dia para mostrar o apartamento aos interessados.


Eu tinha esquecido que aqui na Irlanda um monte de gente visita ao mesmo tempo e de repente vi minha casa cheia de irish, foi divertido!

O corretor chegou primeiro, pediu mil desculpas pelo inconveniente e que tentaria ser rápido, elogiou bastante o apartamento, a organização e limpeza, não sei o que ele esperava encontrar, mas ele ficou visivelmente feliz, dava pra ver uma nuvenzinha de "vou vender facinho" na cabeça dele.

Logo chegaram os interessados, umas 12 pessoas! Todos que entraram me pediram desculpas por invadir minha privacidade, achei muito educado.

Depois fiquei me sentindo respondendo perguntas, tinha gente que queria saber se o pub que fica aqui embaixo é barulhento, outros perguntavam dos gastos mensais, alguns ruborizados questionavam se tinha algo quebrado, se eu gostava de morar aqui.

A visita acabou e o corretor disse que algumas pessoas chegaram atrasadas, se poderiam subir. Disse que sim, estava achando o máximo falar com tanta gente num dia comum que ficaria na internet.

Chegou o outro grupo, mais pedidos de desculpa, mais perguntas. 

Uma mulher veio com os pais, eles viram minha gramática, perguntaram se eu era estudante, elogiaram meu inglês (achei fofo, apesar de ser mentira haha). 

Outro rapaz escutava o corretor dizer que a única palavra que sabia em português era "obrigado", aí ele entrou no papo, começou a falar do Brasil, que parecia lindo, que devo sofrer com o clima daqui e quando foi embora agradeceu com a palavra nova que aprendeu. Fofo também!

Depois chegou um casal, a dona olhava tudo milimetricamente e falei que se ela quisesse poderia abrir os armários, ela disse que comprava muitos apartamentos como esse e já conhecia, ah tá, ryca!

O marido dela estava hipnotizado com a tv, me fez algumas perguntas e quando eu disse que era do Brasil ele ficou impressionado, nunca tinha conhecido ninguém do Brasil assim de perto

Fiquei com vontade de perguntar se ele nunca andou no centro de Dublin. 

O senhor esqueceu a tv, não sem antes me perguntar se eu via muitas coisas do Brasil nela, não sei o que ele pensava - novela, futebol, filme, noticias? - mas respondi que via um pouco de coisas do Brasil.

Ele ficou me olhando com uma cara de quem descobre um mundo novo, não, ele não estava me paquerando. Era aquela coisa Sergio Chapelin "quem são eles? Como eles vivem? O que comem? O que fazem? Logo mais no Globo Repórter!".

A mesma cara tonta que eu fiz quando conheci uma menina de La Réunion, num primeiro olhar parecia tão exótico! Nunca tinha conhecido ninguém de lá, na verdade nunca tinha pensado na vida do lugar, de repente estava imaginando como era a ilha, a rotina local, o que fez ela ter escolhido a Irlanda.

Essa sensação é única, o click de uma realidade tão distante, diferente e ao mesmo tempo igual. Sentir a grandiosidade desse mundão, descobrir que nada sei e que essa viagem pela vida é cheia de surpresas... sou grata! ;)


6 comentários:

  1. Hehehe! E agora pra onde vcs vao?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aparentemente eles irão cumprir o contrato! Temos teto até abril! :)

      Excluir
  2. Nossa Mile, que legal! Outro dia recebemos a visita de uma possível compradora da casa vizinha que queria ver uma casa igual, porém habitada, ela estava com uma amiga/parente e foram super simpáticas! Além de ter sido uma excelente oportunidade para treinar o inglês! rsrsrs
    ps. já passou de TODOS os limites a nossa enrolação! Vamos marcar uma data e respeitar??? rsrsrs beeijos Sol

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adorei poder falar com tanta gente hehe.

      Vamos! Estou de férias, só me dizer quando você estiver livre.

      E outra coisa, nosso carurives tem que sair! Eu acho que vi camarão seco no Dunnes, ou algo muito parecido a isso hahaha.

      Beijo!

      Excluir
  3. GENTE, RI DEMAIS!

    "possuído pelo ritmo ragatanga" e "fogo na piriquita" >>> HAHAHAHA

    Experiência no mínimo diferente! Praticando inglês, é isso aí!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha foi bem assim que eles ficaram com todo esse bafo...

      No final me diverti! :)

      Excluir