terça-feira, 22 de outubro de 2013

Conhecendo Cinque Terre: Riomaggiore

Cinque Terre: um pedacinho do paraíso na Itália!

Nunca tinha escutado falar até Pablo aparecer com um sorrisinho dizendo "encontrei nosso destino de férias, coloca aí no Google" e segundos depois eu já estava enlouquecida com o lugar!

Montanhas, mar azul, vinhedos, casinhas coloridas, sotaque e muita comida italiana, como não amar?

Cinque Terre quer dizer cinco terras, são cinco vilarejos encantadores um do ladinho do outro, todos parecidos e todos diferentes: Riomaggiore, Manarola, Corniglia, Vernazza e Monterosso.


                                  Não lembro a fonte desse mapa.

Nos hospedamos em Vernazza, chegamos no início da noite de um sábado, nem bem deixamos as malas e já saímos para explorar a pequena vila, agora em outubro o movimento não era tão intenso, o clima era tranquilo, como de cidadezinha do interior onde todo mundo se conhece.

Andamos pela rua principal, fomos ao cais, pracinha e escolhemos um restaurante para jantar. Dedicarei um post às comidas, mas adianto que a coisa estava tão boa que até me emocionei rs.

Na manhã seguinte pegamos o trem a Riomaggiore e aí foi pernas pra que te quero: subimos, descemos, subimos, descemos, assim quase como refrão de axé. E que maravilha poder fazer isso! A cada ponto que chegavamos a cidade se mostrava de uma forma.

Começamos a subida pela via principal, entramos e saímos em becos, subimos escadas, muitas escadas. Chegamos à igreja e vimos um marzão azul de cair o queixo lá no fundo.

Mais no topo da colina um relógio e uma torre, de lá a vista para a vila e todas suas casinhas coloridas. Lá longe estava a marina, vimos os barcos chegando. E do outro lado o começo da trilha pela Via dell'Amore.







Descemos tudo e no caminho uma parada para uma comidinha rápida: pasta com pesto. O pesto é tipico dessa região, ele está em todo lugar e é servido fresquinho. 

Os limões também, crescem como mato, todo quintal tinha um pé carregado de limão que é base de uma bebida também tipica da região, o limoncello.

Chegamos à marina e a cor do mar era inacreditável, o céu, as pedras, as cores, as montanhas, tudo se complementava com perfeição. Fazia até calor, a deixa perfeita para provar um gelato.





Andamos mais, fomos a outra ponta começar a trilha que leva a Manarola, a mais fácil - apenas 20 minutos em terreno plano e pavimentado - e romântica de Cinque Terre, já no início vemos os cadeados dos apaixonados que juraram amor eterno ali, mas ela estava fechada.



Paramos num café que fica na passagem para a trilha, tem uma vista incrível ao mar e  não cobra mais por isso. Eles só não servem nas mesas, cada cliente vai ao balcão, faz o pedido e segue com sua bandejinha.



Esse café era um dos poucos estabelecimentos com wi-fi, percebi que era um estilo deles, vi frases incentivando as pessoas a viverem o momento e deixar a internet de lado, como nessas camisetas:


Como a trilha não estava aberta, fomos pegar o trem a Manarola.

Nesse primeiro dia compramos o Cinque Terre Card que dá acesso a viagens ilimitadas de trem entre as terres, ao ônibus em Corniglia, museus e algumas trilhas. Pra gente não compensou pagar os 12 euros do cartão.

Pensavamos que faríamos 3 cidadezinhas numa boa e sairia mais em conta, mas era tanta coisa para ver, admirar, comer que acabamos indo só a Riomaggiore e Manarola, era difícil sair de um lugar e ir a outro, simplesmente dava vontade de passar toda a vida rs.

Muita gente faz um bate-volta, acho que dedicar apenas um dia as 5 vilas fica super corrido e cansativo, mas se você só tiver um dia disponível  não deixe de ir! O único arrependimento será não poder ficar mais tempo rs. 

5 comentários:

  1. Meeeeuuuu... Que qué iiiissoo???

    Eu ainda não fui, mas já sei: a Itália é sensacional! :)

    As fotos tão lindas, o relato tá demais, mas eu só quero saber de uma coisa: COMIDA! Hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lindo demais, Bá!

      hahahaha já posto sobre as comidas, esse país é uma perdição! Não dá para resistir a pizzas, focaccias e gelatos a cada 2 metros!

      Excluir
  2. Como sempre, as suas fotos sao uma mancada de tao lindas. Aff!

    Vou pra Italia semana que vem e OMG I CAN'T WAIT!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Rick!

      OMG! Semana que vem já? Pensava que você iria em dezembro! Boa viagem! :)

      Beijo!

      Excluir
  3. Oie! Cinque Terre é mesmo uma delícia! Passei lá há pouco tempo, se quiser conferir meu post seria um prazer : http://isynaestrada.blogspot.it/

    Muito bom o blog, to pesquisando por aqui e ali onde seria meu proximo destino :D
    Beijinhos

    ResponderExcluir