domingo, 1 de setembro de 2013

Ilha de Boipeba

Anos e anos ignorando solenemente esse pedaço do paraíso na minha Bahia.

Todas as férias marcava presença na vizinha Morro de São Paulo e não me preocupava em descobrir os encantos de Boipeba, só consigo pensar como fui boba rs.

Acho difícil alguém conhecer a ilha e não se apaixonar por ela, Boipeba é leve, bela e aconchegante. Se você ainda não foi, não perca mais tempo e organize sua próxima trip.




Viajamos na primeira quinzena de dezembro do ano passado - é, post um bocadinho atrasado - e recomendo bastante essa época: é quase verão, o fluxo de turistas ainda é suportável e os preços são mais convidativos.

Depois da nossa experiência desastrosa com o catamarã, não arriscamos mais e fazemos o trajeto ao arquipélago de Tinharé do jeitinho mais roots: ferry-boat de Salvador a Itaparica, ônibus a Valença e lancha a Morro de SP ou Boipeba. 

Desse jeito demora mais, é mais barato e o risco de ficar à deriva é consideravelmente menor. Se você quiser chegar mais rápido dá para pegar um barco direto de Salvador ou se dinheiro não for problema, ir de avião (um monomotor ou bimotor), a passagem custa cerca de R$340 e dura apenas 30 minutos.

Fora da alta temporada a frequência de barcos à Boipeba desde o cais de Valença é limitada, recomendo verificar com a pousada que irá se hospedar os horários de saída atualizados. 

Nós chegamos no horário certinho e o barco já estava lotado, esperamos uma 2 horas pelo barco seguinte num calor de meu Deus, sorte que encontramos mesa livre num restaurante com ar condicionado próximo ao cais.

Como desembarcamos tarde, no primeiro dia demos só uma voltinha pela vila e ficamos pelas praias Boca da Barra e Tassimirim, deu para curtir uma rede preguiçosa e ver esse por do sol:



A escolha da pousada contribuiu bastante para as boas lembranças da viagem, ficamos na Pousada Santa Clara e amamos os dias que passamos lá, não temos o que reclamar do atendimento, quarto, localização, comida, decoração, etc. Depois vou fazer um post contando mais.

Boipeba é ideal para descansar, achei a ilha uma paz e um clima bem diferente do burburinho de Morro de São Paulo. Talvez ainda seja um destino menos comercial e um pouco mais autêntico.

Turistas europeus e fora da faixa dos 20 e poucos anos eram a maioria. Apesar da praia ser o maior atrativo e você não precisar de nada mais para aproveitar o lugar, é possível encontrar uma boa variedade de atividades: trilhas, passeios de barco e canoa, bar flutuante, piscinas naturais e mergulho.

Mas quando penso na ilha, as imagens que tenho são praias divinas, quase desertas e pessoas tranquilas e dispostas a um dedinho de prosa... pressa definitivamente não combina com o paraíso. 

Segue o mapa das praias, e se você não tiver treino de atleta, melhor fazer o passeio de barco para chegar a Ponta dos Castelhanos e Cova da Onça ou pegar o trator - não há carros ou ônibus circulando, o transporte é feito num trator - até Moreré e seguir andando.


Difícil escolher a praia mais bonita, né?





Fomos andando até Moreré, peguei o maior bronze de todos os tempos e cheguei acabada rs. 

A caminhada dura umas 2h, as vezes passa pela praia e pela mata - há um caminho marcado e para lembrar que estavamos num ambiente totalmente natural, encontramos uma jiboia gigante que quase me fez voltar correndo no sentido contrário!

P.S.: para fazer esse trajeto é preciso conferir o horário da maré, há uma parte que cruzamos por um rio e com a maré cheia é meio tenso passar aí.


Na volta pegamos o trator e fomos saculejando até o centrinho da ilha, foi divertido.

O trator tem horário para passar, como já estavamos cansados e queriamos voltar para a pousada, fechamos um preço com o motorista (R$50,) e dividimos com mais outros 2 turistas.


A programação noturna não tinha muita opção, sei que na alta temporada há algumas festinhas na praia, mas no período que fomos o melhor passeio era o jantar na Pousada Santa Clara, o restaurante é aberto ao público e o chef francês elabora pratos diferentes  e deliciosos todos os dias.

Comemos lá todas as noites, há um menu que custa 50 reais por pessoa e inclui a entrada, o prato principal e uma sobremesa. 


Há sempre 3 opções de prato principal e fiquei impressionada como ele conseguia variar num lugar com oferta limitada de produtos mais gourmet e mesclar pratos típicos baianos com culinária francesa, italiana, marroquina, etc. Recomendo jantarem lá pelo menos uma noite, vale a pena.

Já faz tempo que viajamos e com tantas emoções no intercâmbio aqui na Irlanda, já não lembro tantos detalhes de preços, passeios e tal, mas gostei tanto da ilha que precisava deixar um registro aqui no blog.

Abraço! ;)

2 comentários:

  1. gostei da reportagem... mais poderia divulgar mais a ilha para ser mais conhecida nacionalmente e internacionalmente..

    ResponderExcluir
  2. gostei da reportagem... mais poderia divulgar mais a ilha para ser mais conhecida nacionalmente e internacionalmente..

    ResponderExcluir