domingo, 11 de agosto de 2013

Peixinho fora d'agua

Quando pensei em fazer esse intercâmbio beirando os 30, pensei que já tinha aprendido muita coisa nessa vida de meu Deus e estava certa que o processo de adaptação seria uma coisa mais fácil de lidar.

Estava morando fora do Brasil há 2 anos, estava habituada a saudade, as diferenças culturais e climáticas, a outro idioma, já tinha passado pelas fases que uma mudança assim provoca: encantamento, frustração, identidade com o novo lar e percebi que na real com dedicação e paciência tudo se ajeita.

Bonito, né? Mas na prática foi muita ingenuidade achar que passaria por um novo turbilhão de emoções encarando tudo com tamanha sensatez.

Muitas vezes falta paciência para dar tempo ao tempo, falta paciência para encontrar minha turma e aí surge essa sensação de ser diferente.

Não me identifico com a maioria dos intercambistas, sou casada, não moro no Centro, não estou curtindo a vida louca, não tenho mil amigos brasileiros (minha escola quase não tem brasileiros). 

A maioria dos estudantes - pelo menos os que eu conheço - estão naquela vibe de bar em bar, de mesa em mesa, tomando cachaça, tomando cerveja. Não julgo, cada um vive do jeito que quer. 

Eu até tentava acompanhar pelo menos uma ou duas vezes por mês, porque gosto de gente, gosto de música, mas as pessoas insistem em ir aos mesmos lugares com o critério apenas da cerveja barata. 

Se é para beber, fazer um happy hour ou que seja, acho mais negócio tomar 1 pint num pub decente do que tomar 3 pints na Diceys toda semana! #ProntoFalei

Conheço muita gente querida em Dublin e a cada tanto trocamos mensagens ou nos encontramos pela cidade, mas é isso: a cada tanto. Com muita gente o carinho é reciproco, mas nossas atividades não. 

E a coisa vai ficando repetitiva e vou me sentindo mais deslocada dos outros. E a saudade de casa vai crescendo, uma vontade de encontrar os amigos, aqueles para chorar as pitangas e ouvir umas verdades na cara, sabem?

Não sei qual o sentido do post-desabafo rs, só estava aqui com meus botões pensando nisso... talvez um dia leia e dê risada dessas emoções, ache meio bobo, ou não! ;)

8 comentários:

  1. Parece que sou eu falando! Qdo eu estava em Dublin, vivia a mesma coisa que vc.. nao estava num intercambio regular, nao estava estudando 6 meses, nao gostava de sair pra beber, uma vibe totalmtente diferente... fiz amigos queridos, mas nao gostava/gosto de ferquentar os mesmos lugares..

    Agora a coisa ficou ainda pior, ja que mudei de cidade..

    Mas no dia-a-dia, a gente acaba se encaixando..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh, que bom vocês me entendem! ;)

      Não acho fácil, mas vou aprendendo a lidar, as vezes falta um pouquinho de paciência, mas uma hora as coisas vão se encaixando mesmo...

      Beijo!

      Excluir
  2. I KNOW WHAT YOU MEAN.

    Como a gente conversou aquele dia, é foda quando a galera tá na maior vibe "vamô enchê a cara" e você só quer curtir a música no pub, comer uma comida gostosa, ir pra um lugar lugal...

    A gente fica meio peixe fora d'água mesmo. Acho que se não fosse pelo Richard, eu estaria me sentindo muito mais sozinha e deslocada....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, você bem sabe como é também! E foi muito bom conversar sobre essas coisas com você! ;)

      O bom é que vamos aprendendo a lidar com isso, as vezes é um tantinho difícil, mas faz parte do crescimento, de assumir nossas escolhas, né?

      Beijo!

      Excluir
  3. Ei Mile! Tudo joia?

    Ainda nem fui praí, mas tenho exatamente esse medo. Me identifiquei na hora com você, eu sou casada e não curto essa vibe loka sabe, gosto de gente, de conversar, até sair pra um bar, mas pra curtir e meu medo é esse de chegar aí e não nos encaixarmos.

    Eu até já tenho motivos, sou mineira e há quase dois anos moro em Sp, não tive a sorte de me deparar com casais que parecem com a gente, a maioria das amizades ainda estão nessa coisa de curtir loucamente e aqui mesmo já me sinto um peixe fora d'agua as vezes. Mas acho que a gente se acostuma né?! Vai se virando como da... espero que as coisas por aí não sejam tão difíceis, mas o fato é que já vou me preparando ^^

    Espero que as coisas melhorem pra você tbm!

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cyntia! Tudo bem e você?

      Ah, quando vocês chegam? Essa fase pré-viagem é tão bacana! ;)

      A gente se acostuma mesmo, as vezes essa sensação de peixe fora d'água me deixa um tanto confusa, não vou negar, mas logo passa e seguimos fazendo o que gostamos... tem tanta coisa boa para conhecer nessa ilha!

      Beijo!

      Excluir
  4. Nossa, acabei de descobrir o teu blog... voltei em janeiro, fiquei somente 3 meses e era exatamente como me sentia... nunca fui na Diceys, e eu e meu noivo preferíamos ir em um bom pub, ouvir uma boa música...

    Logo estaremos de volta!!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daiana!

      Que legal que vão voltar! Eu também já conhecia a Irlanda antes de mudar, mas quando estive aqui a primeira vez era mais 'jovem' hehe e estava fazendo um mochilão sozinha, tudo muito diferente e diria até mais fácil...

      Me avisa quando estiverem na ilha! ;)

      Beijo!

      Excluir