terça-feira, 20 de agosto de 2013

Malahide

Escutei mil opiniões diferentes sobre o castelo de Malahide, muitos dizem que valem a pena conhecer um dos castelos mais antigos da Irlanda - que já estava erguido antes das primeiras naus e caravelas portuguesas chegarem ao Brasil e iniciarem o processo de colonização do nosso povo nativo e território, confesso que acho esses detalhes surreais - e também vi muita gente dizer que o preço da visita não compensa o que é oferecido.

Não tenho uma opinião formada porque não entrei no castelo. Decidimos do nada ir a Malahide, já passava da hora do almoço quando fomos ao centro de Dublin pegar o Dart sem saber exatamente o que fazer ou encontrar quando chegasse.

Entre esperar o trem e fazer o trajeto levamos uns 45 minutos e o ticket ida e volta custou 5,80 euros (se não me engano rs).


Da estação fomos direto à famosa atração do vilarejo, há uma placa sinalizando o caminho, é muito perto, menos de 5 minutos de caminhada e já entramos no parque onde fica o castelo.

O parque é bem grande e verde, como era fim de semana tinha muita gente, turistas e famílias inteiras desfrutando o espaço livre.

Ficamos um tempo por aí, tiramos fotos e antes de avaliar se valia a pena ou não pagar a entrada, a fome falou mais alto e saímos à procura de um lugar para comer.


E nessa busca conhecemos o centrinho de Malahide que achei lindo, depois seguimos para a orla e marina, me senti num balneário de ricos e famosos, tudo impecável, apartamentos com vista ao mar e barquinhos estacionados. 





Só achei estranho não ver nenhum movimento nessa área, ninguém curtindo sua varandinha ou chegando/saindo de lancha, uma quietude enorme.

Escolhemos o pub Gibneys para almoçar (a essa altura quase jantar), o espaço é amplo e quase não havia mesas livres, estava cheio de tiozão e tiozona bebendo conversando animados, depois rolou música ao vivo - com uma banda também formada por músicos não tão jovens - e o pessoal ficou ainda mais empolgado.

Descobri que pub de tiozão é minha praia hehe, me senti super a vontade.




E a comida é boa, pedi um prato de fish and chips, aliás já contei que sou viciada nisso? As pessoas costumam reclamar da comida irlandesa, mas eu fico satisfeita com peixe e batata frita, gente! ;)


                                Há perdão para blogueiro que tira foto de comida!

Antes de entrar nos chamou a atenção o termo wine pub, porque pub e cerveja é uma combinação clássica, mas no Gibneys há também uma variedade boa de vinhos por taça, geralmente os pubs vendem a garrafa e oferecem poucos rótulos para quem não quer tomar uma garrafa inteira, e encontrar opções para bebericar com a comida foi algo que nos agradou bastante.

Ficamos um pouco mais na pista e depois seguimos para a estação do Dart com vontade de voltar para outra tarde de música, vinhos e fish and chips em Malahide, e quem sabe com a visita ao castelo incluída no roteiro! ;)

Abraço!

2 comentários:

  1. Adoro fish and chips, mas acho o peixe muito oleoso!

    E você tem que entrar no castelo, é bem legal e interessante! Vale a visita! Gastei o dinheiro com gosto! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem alguns que tem muito óleo mesmo, mas eu não resisto hehe!

      Certo, da próxima vez chego mais cedo e entro no castelo! ;)

      Excluir