terça-feira, 6 de agosto de 2013

Edimburgo

O último dia começou preguiçoso, acordamos mais tarde e antes de ir turistar, tivemos que passar no trabalho do dono do quarto que alugamos pelo AirBnb para deixar as chaves e nossas malas.

Ele trabalha numa 'cooperativa artística', é um prédio onde cada sala é ocupada por profissionais ligados à arte: pintores, dançarinos, músicos, artesãos, etc. Achei bem interessante o projeto e foi muito legal conhecer o espaço, sem contar que a cobertura do edifício tinha uma vista maravilhosa da cidade e do Artur Seat.

O dia estava digno de ser chamado verão, céu azul, muito sol e todo mundo insistia para que subíssemos o Artur Seat, acredito realmente que seja incrível lá em cima,  mas faltou disposição para escalar subir o morro.

Daí partimos para o centro, faltava visitar o famoso Edinburgh Castle... só não contava que o sábado estaria uma loucura, muita gente esbarrando, filas, toda sorte de excursões sendo oferecidas no caminho, fiquei agoniada!
Encarei a fila do castelo por alguns minutos, mas a coisa não andava e fomos procurar uma sombra.

Cruzamos com o William Wallace, desviamos das pessoas posando para fotos e paramos no The Scotch Whisky Experience. Fui pensando em comprar um whisky de recordação e terminei fazendo a visita.

Na real? Esperava mais da visita, a guria que conduziu nossa degustação era chata e impaciente.
Tá, tinha muita gente, turista geralmente é um bicho sem noção - eu sou turista e pago meus micos, rá! - mas a mocinha trabalha com isso e um pouco de simpatia não faz mal a ninguém.
Nem piadinha pronta rolou, ela apresentou as regiões escocesas que produzem a prestigiada bebida nacional com zero entusiasmo.

Compramos a visita 'gold' achando que tinha alguma diferença além da quantidade de whiskys para degustar, sei lá, pelo menos alguém guiando a parada.

Mas a coisa funciona igual independente da visita escolhida (seja silver, gold, etc), todo mundo pega o trenzinho em forma de barrica e assiste uma animação (acho que foi a parte mais interativa rs).

Depois do passeio, esperamos formar um grupo e aí entrou todo mundo junto numa salinha, passou um vídeo, a criatura mal humorada deu uma explicação e pediu para escolhermos um whisky para provarmos.

Esse senhor vai contando todos os detalhes no passeio do trenzinho...

Fermentando! :P

Você escolhe o whisky, bebe e vai visitar a coleção de garrafas, ela deu tipo uns 3 minutos para olhar as milhares de garrafas, mas ok.

Acabou a visita e eu fui correr atrás dos meus outros drinks: um senta lá Claudia daqueles, ficamos no bar esperando algum garçom terminar de atender vários grupos de pessoas felizes no embalo do meio dia... e quando finalmente trouxeram nossos copinhos duvidei que fosse conseguir provar tudo.

Não sou muito fã, mas já que estava na Escócia queria bebericar bons whiskys! Então não precisava ter comprado 2 visitas 'gold', bastava uma que os copinhos servidos alcançavam para nós dois provarmos e irmos embora satisfeitos.

Sim, terminei tomando todos os bons drinks porque foi caro e já estava ali mesmo rs.

Depois dessa experiência, precisavamos comer! E a escolha foi um dos 31465 restaurantes de comida italiana do centro. Na saída, para terminar de enfiar o pé na jaca, passamos na divina Patisserie Valerie (comprei tortas todos os dias, tudo delicioso e o take away é mais barato que sentar para comer).

Antes de pegar o Airlink para o aeroporto, andamos mais pela Royal Mile e Prince Street já certos que voltaríamos, quem sabe em dezembro com os festivais e feirinhas de Natal!?

Ah, para os fãs de Harry Potter, andar em Edimburgo é como estar nos livros, eu jurava que a qualquer momento iria cair no Beco Diagonal ou em Hogsmade!

Lá dá para fazer tours percorrendo vários lugares da cidade que inspiraram a escritora JK, não fiz porque só descobri isso no último dia quando fuçava o mural do café The Elephant House - kuen kuen - certeza que iria me divertir muito e talvez o melhor seria a cara do namoradão acompanhando o tour sem entender absolutamente nada rs!

Hogwarts feelings....

O Rick fez esse rolê Harry Potter e contou lá no Livin' La Vida como foi esse passeio! :)

Nota mental: não esperar 3 meses para escrever sobre as viagens hehe.