sexta-feira, 23 de agosto de 2013

21 semanas de inglês na Irlanda

Tenho recebido alguns e-mails de pessoas querendo saber sobre a U-Learn, se a escola é séria, se vale a pena pagar o curso lá, etc.

Ia esperar terminar o curso para fazer um post dedicado à escola, mas em 4 semanas acho que pouca coisa pode mudar em relação ao que eu penso, já tive tempo suficiente para formar uma opinião.

A escola definitivamente não é uma escola de vistos, eles são sérios e o custo não é baixo, paguei 1810 euros pelo pacote de 25 semanas de inglês. O preço atual é 2200.

A localização é excelente, em frente ao parque Stephen's Green, com estação do luas e paradas de ônibus a poucos metros, facilitando o acesso desde qualquer ponto da cidade.

Nesses dias lindos de verão, tivemos várias aulas ao ar livre lá no parque, íamos com o professor, fazíamos uma roda e aulinha de inglês, era divertido.

A estrutura é boa também, o prédio tem 3 andares, a wi-fi funciona, tem cantina com café, chá e leite grátis. A biblioteca deixa a desejar.

As salas tem um tamanho adequado, todas tem um quadro e rádio que usamos para alguns exercícios. Nos dias frios, a calefação/estufa funcionava direito. Nos dias mais quentes, bem, a Irlanda não está preparada para dias quentes rs.



Os professores em geral são bons, claro que achava alguns mais competentes do que outros, mas não teve nenhum que parasse para pensar 'que porra essa pessoa acha que está fazendo?', todos pareciam seguir um plano de aula, um roteirinho.

A escola também tem um calendário semanal de atividades, geralmente de quarta a sexta há algum programa, visita a museus, cinema, pubs, etc. E uma vez por mês rola um day trip, os preços costumam ser mais baratos do que as excursões que encontramos pelo centro da cidade.

Uma pergunta frequente: tem muitos brasileiros? Não, somos pouquíssimos! 

Nesses 5 meses de curso, dividi a sala com dois brasileiros que vieram só por 2 semanas, depois com uma brasileira por 1 semana e logo mudei para o turno vespertino e por fim com outra brasileira por 1 mês, ou seja, das 21 semanas de curso, apenas em 7 semanas estudei com outros compatriotas, nas demais era a única da sala.

A U-Learn trabalha muito com estudantes europeus e coreanos. De manhã tem bastante coreano, de tarde a maioria é italiano ou espanhol. Já cheguei a ter metade da turma com espanhóis e a outra metade italianos.

Aí você me pergunta se a escola é perfeita e eu digo não, não existe escola perfeita. Na verdade vejo que escola de inglês em Dublin é um grande negócio. Achava que o cursinho que fiz na adolescência lá no Brasil acompanhava muito mais o meu aprendizado, evolução no idioma, por exemplo.

Na U-Learn sempre achei eles muito abertos a escutar os alunos, tudo que eu solicitei, trataram de resolver. Os diretores são muito bonitos simpáticos. Mas se você não pedir nada, ninguém vai te perguntar se você precisa de alguma coisa, se está com alguma dificuldade ou perceber que você não está avançando.

Lembro da professora do cursinho sentar comigo e dizer "você precisa melhorar tal coisa, vou te passar uns exercícios para trabalhar isso". Não é ser babá nem ficar atrás de ninguém, devemos ter auto-critica e  correr atrás de muita coisa sozinhos mesmo, mas nesse caso vejo uma orientação de uma pessoa que tem condição de avaliar melhor e indicar um caminho, seguir ou não sempre será a opção do aluno. Talvez sinta falta desse acompanhamento e retorno mais personalizado.

A minha queixa com a escola começou com o verão e os milhares de estudantes europeus desembarcando na ilha para cursinhos rápidos, de repente a escola ficou lotada e eu incomodada.

Era muita gurizada, salas com 15 pessoas e professores se virando nos 30 para dar conta de todo mundo. Chegou uma semana que fomos 17 na turma e eu abri o bocão para reclamar.

Reclamei que tinha gente demais, disseram que no verão realmente tinham mais alunos e perguntei se iam fazer alguma coisa. Nas semanas seguintes trataram de manter as turmas com 14, 15 alunos. E eu pedi 2 semanas de férias porque cansei.

Outro ponto que acho que poderia melhorar é sobre a mudança de nível, basicamente você muda quando tira 90% na prova semanal. 

Do contrário vai ficando... pelo menos foi o que aconteceu comigo, passei 6 semanas no pre-intermediate e 14 semanas no intermediate até o dia tirei 90% e fui para o upper, não acho o método mais eficiente para avaliar o aluno.

Ai, escrevi um livro, para terminar, diria que de forma geral e com tudo que leio/escuto de outras escolas, acho que o curso na U-Learn vale a pena, só não recomendaria começar as aulas entre junho e agosto. 

No inicio dessa semana passei numa escola que nem era tão mais barata que a U-Learn para averiguar o curso do FCE e sai correndo, um prédio estranho, fiquei 15 minutos subindo e descendo procurando alguém para me atender, vi alunos esperando também com cara de insatisfação e fui embora sem a informação que queria. 

Há muitas escolas pouco organizadas (sendo boazinha hehe) em Dublin, então antes de fechar um curso esclareçam todas as dúvidas, até aquelas que vocês acham bobas. 

Ops... estou escrevendo um monte de novo hehe... boa sorte aos futuros intercambistas! ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário