sexta-feira, 26 de julho de 2013

Edimburgo

Sempre desconfio quando me dizem "a cidade é pequena, 2 dias bastam", porque né? Morei 2 anos em Montevideo e cansei de ver gente dizendo que 2 dias lá são suficientes para já não ter o que fazer, e achava isso a maior bobagem, passei mais de 800 dias na capital uruguaia e acreditem que todo mês me surpreendia com algo novo.

Mas esse post é sobre Edimburgo rs, voltarei ao tema.

Partindo de Dublin a viagem é super rápida, cerca de 1 hora de voo, e pode ser barato também, conseguimos comprar as passagens pela Ryanair por 40 euricos.

Chegamos numa quinta-feira às 8h e voltamos num sábado às 20h, tivemos 3 dias ensolarados para explorar a cidade e agora faço coro aos que dizem que o lugar é pequeno.

Note que pequeno não é o mesmo que desinteressante, por favor. O centro concentra as principais atrações e é fácil fazer boa parte dos passeios a pé, o que é ótimo para nossa vida de turista. 

Não vou dizer que 2 dias são suficientes para ver tudo, mas arriscaria dizer que em 2 dias você tem uma boa noção da cidade e aproveita muita coisa bacana.

Saímos do aeroporto e pegamos o Airlink Bus (número 100) ao centro da cidade, o ticket ida e volta custou 6 libras e em meia hora chegamos na Prince Street.

Começamos o dia conhecendo a área da Royal Mile na Old Town e logo optamos pelo free tour  do grupo Sandemans que tem o ponto de encontro na frente do Starbucks nessa mesma rua. 


                                                  Royal Mile

                           Catedral St Giles e a torre - bela - em forma de coroa

                                                                Vitrais da catedral

O tour tem saída às 11h e 13h, e pode ser com o guia falando em inglês ou espanhol. Escolhi o tour em espanhol porque estava com preguiça do inglês o grupo era menor, tinham só 8 pessoas, enquanto o tour em inglês contava com 30 pessoas.

Recomendo demais que façam um walking tour, é uma forma rápida e gostosa de conhecer mais sobre a história e pequenas curiosidades do lugar que estamos visitando. 

Caminhamos por 3 horas e meia, conhecemos muitas histórias e pouco a pouco Edimburgo foi me conquistando rs! 

Passamos por vários lugares que jamais daria muita bola se não soubesse o que de fato representava, no máximo passaria e diria "ah, que monumento bonitinho" como vi muita gente fazendo na estatua do cachorrinho Bobby ou olhando torto para as pessoas que passavam e cuspiam - eca! - no coração de pedra no chão em frente a catedral de St. Giles.

                            Teve gente que incorporou o escocês e preparou para cuspir!

                                                                   Bobby fofo! ;)

Parece muito dizer que estivemos 3 horas e meia fazendo um tour andando, mas é tanta coisa interessante que vamos descobrindo que passa rápido. Em cada ponto a guia pára e conta algo, então não é uma maratona correndo pela cidade e na metade do percurso há uma parada de 15 minutos para descansar.

A proposta do free tour é no final do passeio você avaliar o serviço que recebeu e contribuir com o valor que entende correspondente, justo. 
Terminamos pagando 15 libras pelos dois (como 8 euros para cada), mas vi a maioria deixando 10 libras e me senti um pouco mão de vaca rs, quanto vocês costumam pagar nesses tours? 

Edimburgo é sensacional, as construções antigas e quase do mesmo tom deixam tudo com um ar medieval, caminhar por essas ruas é uma delicia. Também achei as pessoas muito simpáticas.

Saímos da Royal Mile e fomos ao Calton Hill, fica bem pertinho e vale muitíssimo a pena subir cada degrau das escadas que dão acesso ao morro, de lá temos uma vista espetacular da cidade! 





Além da vista para a Old Town e Arthur's Seat, lá no Calton Hill encontramos ainda vários monumentos escoceses e britânicos. 

E achei que funciona como um parque nas alturas, vi não só turistas buscando o melhor click para as fotos, como também moradores tomando sol, conversando e até churrasco vi um grupo hipster fazendo rs!



                                           
O dia estava incrível, aquela coisa de calor, sol, verão que nunca pensei encontrar na Escócia. 

Ficamos muito tempo jogados na grama curtindo o sol, tiramos muitas fotos, fizemos um piquenique improvisado e queríamos ver o por do sol, mas saímos às 22h e o dia ainda brilhava.

Continua...

6 comentários:

  1. Fiquei 3 dias em Edimburgo tb, em maio. Foi o melhor lugar que visitei e com certeza, irei voltar um dia. A cidade è maravilhosa!!! Eu prefiro Edimburgo a Londres!

    Ah proposito, que fotos lindas! Babando na vista da cidade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viajamos em junho e amei a cidade, também fiquei com vontade de voltar.

      Li que em dezembro tem festival, feirinhas de natal, fiquei tentada a ir de novo nessa época.

      Ah, obrigada! Meu namorado curte fotografia e eu aproveito! ;)

      Beijo!

      Excluir
  2. Edimburgo, que cidade incrível!

    E vocês foram justo quando tava sol, poxa? Edimburgo tem que ser na chuva, no frio, no cinza.

    Mal posso esperar pra conhecer!

    ps: tour - nunca sei quanto dar também. Quando fiz o tour aqui em Dublin, eu e a Bia demos 10 euros pelas duas - tinha gente dando 10 individual... sou estudante, poxa! hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, o que menos esperavamos era todo esse sol, mas foi bacana também! ;)

      hahaha fico sempre sem saber, mas 10 libras me pareceu salgado e ainda estavamos desempregados!

      Beijo!

      Excluir
  3. Deixei uma mensagem no facebook, de uma Jamile Cardoso, creio que seja você...se você puder depois dar uma verificada. Obrigado

    ResponderExcluir