sábado, 1 de junho de 2013

Conhecendo Howth

Na Irlanda os feriados correm para a segunda-feira, salvo o dia de St Patrick e natal, então quase todo feriado aqui ganha um plus de feriadão.

Em maio tivemos um feriadão e aproveitamos para dar ir em Howth, uma cidadezinha litorânea perto de Dublin.

Não estava esperando muita coisa e me surpreendi! Achei o lugar uma graça, um passeio super gostoso, fácil, rápido e barato de fazer.

Dá para chegar de dart ou ônibus, tinha lido que o melhor jeito para quem quer fazer a trilha pelos cliffs é ir de ônibus porque ele pára no inicio da trilha. Indo de dart tem que subir tudo andando, um ladeirão que já dá para cansar antes de iniciar a caminhada nas montanhas.

Como estamos mais para um casal sedentário do que aventureiro-esportivo, optamos pelo ônibus.

Pegamos o bus 31 na Abbey Street (aquela perto do Spire onde passa a linha vermelha do luas) e a passagem custou 2,80 euros.

Após 40 minutos de viagem, chegamos na simpática vila de Howth. Parecia que todo mundo tinha tido a mesma ideia de ir passar o dia lá, havia muita gente aproveitando o calor na grama, crianças brincando e um cheiro de fish and chips no ar.

                                                   Chegando em Howth! ;)
                                           
O dia estava lindo quando saimos de casa, mas sabe como é o clima irlandês, né? Ele pode mudar a qualquer momento, e assim a cada tanto tinhamos uns minutinhos de sol, garoa, céu nublado, sol de novo...

O ônibus passa pela costa e sobe uma ladeira. A parada para quem vai fazer a caminhada é a The Summit, não tem como errar porque tem placa sinalizando e é onde as outras pessoas que ainda estão no ônibus descem (na dúvida confirmem com o motorista). 



                                                Essa placa fica na parada The Summit


Quando cheguei na trilha percebi que não estava com o calçado apropriado, onde estava com a cabeça para esquecer de colocar o tênis? :P

Sorte que consegui andar com a bota que estava mesmo, mas não recomendo porque mesmo a trilha não exigindo muito - são pouco mais de 3 km - um sapato apropriado te dá mais estabilidade, detalhe fundamental a beira de penhascos, né? :P





Falando nos penhascos, a maior parte do caminho é segura, há pontos que passamos muito próximo da borda e ficava um tanto tensa hehe, mas são poucos, dois ou três. 




Tinha muita gente nas montanhas, vi pessoas de várias idades, de velhinhos a crianças, muitas famílias e alguns turistas.

Terminada a trilha passeamos pela orla e procuramos um lugar para comer, precisava almoçar alguma coisa com frutos do mar.
Escolhemos o East Cafe, que apesar do nome sugerir mais um lugar para tomar um cafe ou comer um doce no final do dia, serve muitas opções de almoço.





Meu namorado escolheu o clássico fish and chips, e eu depois de mudar 345 vezes de ideia pedi um prato de mini lagosta. 
Tudo muito bom, tudo muito bem, mas sai com fome! A comida é boa, mas acho que as porções poderiam ser maiores para valer mais a pena os 50 euros da conta (os pratos custaram 12 e 17 euros, mais bebidas e uma sobremesa).

                                                Meu pratinho pouco servido! 

O fim de tarde ficou bem frio e foi hora de pegar o ônibus de volta pra casa com a certeza que voltaria mais vezes a Howth.

Abraço! ;)

2 comentários:

  1. Howth... lugarzinho bonito demais! No dia que fui tava ensolarado, mas muito frio e ventando MUITO!
    Fui de allstar e me arrependi por causa do monte de pedras nas trilhas....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei Howth, voltarei mais vezes!

      Pois é, também me arrependi de não ter ido com um calçado mais apropriado...

      Beijo! ;)

      Excluir