terça-feira, 21 de maio de 2013

Tirando o visto de estudante em Dublin

Antes de viajar já tinha lido muitos blogs contando sobre como tirar o visto de estudante e foi uma mão na roda chegar em Dublin já sabendo tudo que deveria fazer.

As informações já estão batidas por essa blogosfera de meu deus, mas não poderia deixar de contar aqui como foi minha experiência também! ;)

Depois de fechar o curso com a U-Learn School, eles encaminharam para minha casa uma carta que eu deveria apresentar na imigração do aeroporto junto com meu passaporte e passagem de volta. 

Era uma carta de 2 folhas com informações do período do curso, do seguro governamental e contato pessoal de um dos responsáveis da escola para qualquer esclarecimento necessário.

A passagem pela imigração foi muito tranquila, chegamos do vôo de Istambul e fomos os últimos da fila. Seguimos juntos para o guichê e o irlandês muito simpático pediu nossos documentos e me perguntou o motivo da viagem (meu namorado tem passaporte italiano e ele só carimbou), respondi que era estudos e entreguei a carta da escola. O cara estava de tão bom humor que disse que eu tinha que sorrir na foto, fez piadinha com o tempo e desejou boa sorte! 

Chegamos num sábado e na segunda-feira já estava com as cartas da escola para tirar o PPS, a carteira de estudante e abrir conta bancária.

Me aconselharam a ir primeiro no PPS e só depois de receber o documento - demora aproximadamente uma semana - ir ao banco. Em tese essa carta é o seu comprovante de residência.

No PPS foi tudo rápido, peguei a senha faltando apenas 1 minuto para encerrar o atendimento e esperei menos de 1 hora. Difícil mesmo foi achar o lugar, passei duas vezes pela porta e não identifiquei. 
Por que os números de prédios/casas não são mais visíveis, hein? :P

Lá você pega a senha e espera chamarem. Depois entrega os documentos (carta da escola e passaporte), preenche uma folha com seus dados e escolhe duas perguntas estranhas que só entendi o porquê quando tive que ligar para ativar o número do PPS: nessa ligação eles irão perguntar essas coisas e as respostas que você escreveu quando solicitou o documento funcionam como senhas. 

Escolhi as perguntas sobre esporte favorito e sobrenome da minha mãe, quase não lembrava mais, se você for lesado esquecido como eu, anote em algum lugar. E vá arrumadinho porque tiram foto rs, li tanta coisa e só registrei que tiravam foto para o GNIB, estava num bad hair day que irei recordar cada vez que olhar esse documento!

Esperei a cartinha chegar e quando fui no banco abrir a conta, a mulher pediu só a carta da escola e o passaporte! Perguntei se não precisava da carta do PPS e ela disse não! 

Abri a conta e esperei chegar o cartão para poder fazer o deposito. Não deposite o dinheiro na conta sem estar em posse do cartão, questão de segurança.

O cartão chegou e fui no banco depositar o dinheiro e pedir o extrato. Fiz o depósito no caixa eletrônico do Bank of Ireland do Stephens Green, não tem um envelope para isso, coloca o cartão e diretamente as notas na máquina, me dá uma aflição ver cada nota indo embora solta.

Aí você pede um extrato bancário que levará mais uma semana para chegar na sua casa. Sim, nada é muito prático! 

Quando já estava perto do extrato chegar, avisei na escola que iria precisar da carta para ir na imigração.

Finalmente com todos os documentos, fui tirar o GNIB. Cheguei às 10h e esperei cinco horas para resolver tudo, um chá de cadeira memorável.

Achei confuso quando entrei, sabia que tinha que ir ao guichê número 15, mas havia tanta gente e não entendia onde começava ou terminava a fila. Fui na entrada novamente e perguntei onde tinha que ir, não entendi direito as instruções rs, mas acabei encontrando a fila. 

Nesse guichê 15 você apresenta todos os documentos e a pessoa te dá uma senha. Só esperar ser chamado, entregar os documentos de novo e pagar os suados 300 euros do visto no cartão (usei o vtm). 
Depois te chamam numa salinha no final do corredor para tirar as digitais. Um pouco mais de espera e anunciam seu nome, nacionalidade em outro guichê e pronto: GNIB em mãos, etapa do visto concluída e sorrisinho no rosto! ;) 

O processo não é difícil, mas é preciso paciência para tanta carta e disposição para ir ali e acolá


2 comentários:

  1. Realmente, as informações são abundantes na internet, mas ainda assim, dá aquele medinho de fazer tudo sozinha. Minha carta da escola demorou e demorei pra conseguir abrir conta no banco, mas no fim deu tudo certo. O mais tenso de tudo mesmo foi ver as notas indo embora no caixa eletrônico! hahahahha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá medinho mesmo, em alguns lugares meu namorado me acompanhou, em outros fui sozinha com a cara, a coragem e o pânico de falar com os irlandeses hehe.

      Ai, é muito tenso! E eu ainda penso coisas mirabolantes como "se a máquina contar errado, se travar e perder tudo?"... #louca

      Excluir