sábado, 11 de maio de 2013

Intercâmbio em Dublin - A saga do aluguel

Alguns anos se passaram e cá estou novamente nessa ilha, dessa vez para ficar pelo menos 1 ano.

Tenho tanta coisa para contar desses 3 meses vivendo aqui que fico até perdida rs! Vou começar pela busca da acomodação, como não contratei agência, tive que procurar tudo por conta antes de chegar na Irlanda.

Procurei muita hospedagem temporária e foi no AirBnb que encontrei um apartamento disponível.

Fechamos 10 dias (o namorado embarcou nessa aventura também) e foi a primeira experiência de hospedagem usando esse site, olhei muitos anúncios até encontrar um que tinha todos os requisitos que buscava ou que passasse uma certa segurança (comentários de outros hospedes, clareza nas informações, contato cordial, apartamento decente e de fácil acesso, etc).

A convivência foi bem tranquila, o apartamento era lindo e limpo, e o casal ainda ajudava com informações sobre a cidade.

Difícil mesmo foi encontrar o cafofo definitivo! Horas e horas  de buscas no Daft e nas comunidades do facebook, muitas mensagens sem resposta e muitos "couples not accepted" no caminho.

Faltando 2 dias para deixar o apartamento temporário o desespero já tomava conta porque não encontravamos nada e com o Saint Patrick se aproximando os hotéis, BeB e hostels mais acessíveis já estavam lotados. 

Nesse momento qualquer lugar servia, já procuravamos de Dublin 1 a 50 rs! E aí por casualidade vimos uma vaga disponível em Stillorgan, um bairro em frente ao apartamento que já estavamos: corremos para visitar.

Era uma família irlandesa que vivia numa casa enorme e confortável, o casal tem 3 filhos, sendo que 2 estavam participando do programa Erasmus em outros países e com 5 quartos na casa, eles decidiram alugar dois quartos e fazer uma graninha extra para as férias de verão.

Foi assim que meio sem querer terminamos numa homestay por 1 mês! 

O outro quarto eles alugaram para um estudante irlandês do interior que pouco falava e comia salsicha com leite todo dia rs. O sotaque dele foi o mais irish e difícil de entender que já escutamos por aqui.

A experiência foi muito enriquecedora, aprendemos muitas coisas sobre a cultura do país, a família não tinha frescura nem fazia mesquinharia com nada.

Já vi muita gente reclamando da homestay oferecida pelas escolas, a reclamação mais comum é que as famílias já não interagem e a hospedagem é apenas um negocio.

Não foi nosso caso, essa família era bastante atenciosa. Passamos a festa do Saint Patrick e o dia das mães nessa casa, vimos a escolha do vestido da filha mais nova para a primeira comunhão e o dia que ela saiu feliz da vida para furar a orelha (aqui na Irlanda é meio chocante furar a orelha de bebês e eles deixam essa decisão para as gurias quando elas já estão grandes), e o cotidiano deles.

Conhecemos os pais do casal, a filha mais velha que voltou quando já estavamos terminando o mês, alguns amigos dela que frequentavam a casa e a polonesa sempre simpática que fazia faxina duas vezes por semana. Sentimos falta desse movimento quando nos mudamos!

Daí que depois de viver um mês e meio em Dublin 18, morar definitivamente no bairro passou a ser uma opção.

Olhamos muitos apartamentos pelo Centro, poucos nos convenciam e os que convenciam não conseguiamos fechar o contrato. Para falar a verdade no mês de março estava especialmente difícil conseguir qualquer coisa nessa cidade!

As imobiliárias nos pediam muitos requisitos, principalmente o tal do trabalho full time em solo irlandês. Outras exigências eram referências laborais ou de outros landlords, conta bancária com pelo menos 3 meses... mas "peraê Sr. Corretor, chegamos a poucos dias"
É, ouvimos de um que a empresa dele trabalhava buscando os melhores inquilinos e nós não eramos! #kuen!

Até oferecemos alguns meses de aluguel adiantado e não rolou, sempre perdiamos para qualquer outro interessado que apresentasse os requisitos.

Onde estavam os apartamentos para aluguel diretamente com o proprietário? Não sei! :/

Sei que num dia cinza vimos um anúncio e fomos naquele clima de "não desistimos nunca", explicamos que meu namorado trabalhava por internet e finalmente conseguimos o apartamento! Não sem antes enviar toda a documentação, que incluía uma carta do empregador confirmando o trabalho e a remuneração, e fazer o depósito.

O apartamento é como a gente queria: amplo, luminoso e confortável! Saiu mais caro do que planejamos a principio, mas estamos felizes com a escolha.


Fica em Dublin 18 e é mais próximo do centro do que a maioria dos estudantes costumam pensar. 
Tem uma estação do Luas perto, levo apenas 20 minutos até a escola todo dia (de luas, claro! Não dá para ir andando), e tem todas as comodidades na mesma quadra: supermercados, academia, lojinhas, restaurantes e o maior shopping de Dublin fica a poucos minutinhos.

O único inconveniente é que o Luas encerra às 00:30, então se algum dia queremos ficar nos pubs da vida até mais tarde ou esperamos até às 5:30 quando o serviço volta a funcionar ou pagamos 18 euricos de táxi.

Estamos dividindo o apartamento com outro casal de brasileiros super tranquilos e honestos, e essa experiência de compartilhar o espaço está sendo mais fácil do que pensei! ;)

Ah, as comunidades com vagas para moradia são as seguintes: Classificados Dublin e Alugar em Dublin.

Ufa, um diário enorme hehe!

Abraço!

7 comentários:

  1. lol que experiencia diferente essa :P que bom que deu tudo certo no final. Quando eu for fazer intercambio espero tambem trabalhar pela net estou fazendo um curso de web. beijossss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Caroly!

      Muito obrigada, por sorte acabou dando tudo certo! :)

      Abraço!

      Excluir
  2. Gente, essa casa ainda tem vagas ? Meu namorado está na irlanda é na loucura de algum lugar pra morar ... dicas please

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Morgana!

      Não tem mais vagas, na verdade voltamos de Dublin há 2 semanas...

      A dica é muita paciência hehe, procura bastante no Dart e nos grupos do facebook, quase todo dia anunciam vagas.

      Boa sorte! ;)

      Excluir
  3. Ola Mile, me chamo Carlos, eu e minha esposa estamos querendo ficar uma temporada em Dublin, e gostaria de saber se é tranquli arrumar acomodações para casais? e se vc tem ideia de valores em media que teriamos que dispor para esse tipo de acomodações, obrigado.

    ResponderExcluir
  4. ola mile!
    estou indo com meu namorado no inicio de março e queria um apto só para gente, mas ando lendo que é muito dificil alugarem para recem chegados.
    essa carta de emprego que vcs entregaram para conseguir alugar era do seu namorado que trabalhava por internet? e era do brasil?
    obrigada

    ResponderExcluir
  5. Oi Mile! Meu nome é Daniela. Gostaria muito de falar com voce. Voce pode me enviar seu e-mail de contato por favor ? danisoaresbh@hotmail.com

    Agradeço e aguardo seu retorno

    ResponderExcluir