sábado, 11 de maio de 2013

Estudar inglês em Dublin

Há muitas escolas de inglês em Dublin, e com tanta oferta como saber qual escola vale a pena?

Definitivamente não existe escola perfeita e nenhuma escola sozinha vai fazer o inglês entrar em sua cabeça, mas ter o apoio de uma equipe que sabe o que está fazendo e é comprometida com a proposta de ensino, faz toda a diferença.

Acredito que preço não é garantia de qualidade, mas também não posso acreditar que uma escola que cobra 500 euros por 6 meses de curso possa oferecer uma estrutura decente.

Escolhi minha escola com base na experiência que tive em 2010, quando estive por 3 semanas em Dublin. Cheguei a pesquisar novas escolas, mas acabei optando pela que já conhecia.

Mandei muitos e-mails com muitas dúvidas até fechar o curso com a U-Learn SchoolNão contratei agência e paguei o curso diretamente à escola.

Comprei às pressas em dezembro quando soube que o valor seria corrigido no novo ano, e aí paguei 1810 euros pelos 6 meses de aulas e 150 euros referente ao seguro. Depois de confirmada a transferência bancária, eles enviaram um e-mail com a cópia da carta e alguns dias depois a carta chegou na minha casa.

Primeira semana de curso:

Foi assustadora rs! Meu primeiro dia de aula cheguei atrasada, fiz a prova de nivelamento (na minha escola é uma conversa, não tem nada escrito) e entrei na sala quando já estava todo mundo fazendo as atividades do dia.

Os cursos aqui começam a cada segunda-feira, logo você pode cair numa turma que está estudando esse nível a 6 semanas por exemplo e consequentemente já estará mais familiarizada com a didática, com o inglês, com o professor, enquanto você estará boiando. Foi o que aconteceu comigo!

Quis sair correndo, mas na semana seguinte já me sentia parte do grupo e comecei a curtir ir as aulas.

Estava bastante ansiosa com a questão da moradia e muito exigente com meu nível de inglês, ou melhor com a falta de nível rs! 

Precisamos resolver muitas coisas logo quando chegamos aqui: lugar para ficar, a papelada para o visto que inclui idas ao PPS e banco, contratar serviços, como uma operadora de celular por exemplo, o inicio das aulas, etc. Para resolver tudo precisamos falar em inglês e era um tanto frustrante não poder me expressar como gostaria, queria que meu inglês mudasse da noite para o dia e isso obviamente só se conquista com o tempo e estudo.

Da fase histérica passei a fase relaxada (e tenho só 10 semanas de curso!), faltei algumas aulas, não estudei em casa e senti a diferença no rendimento, agora tomei vergonha na cara voltei a estudar direitinho! :P

Constatei que 6 meses é pouco tempo, levo uma média de 2 meses em cada nível. Comecei no pre-intermediate, passei para o intermediate e é bem provável que termine o curso no upper

Meu objetivo nada modesto é no final do intercambio fazer o exame FCE

Renovar o curso e concluir o dois níveis do advanced é um projeto também, mas só o tempo vai dizer...

As pessoas costumam ficar com a questão do "tem muito brasileiro na Irlanda", é verdade que tem muitos compatriotas pela ilha, mas atribuir um rendimento ruim no aprendizado da língua em razão disso acho exagero e preguiça!

Há escolas que tem mais brasileiros que outras, na U-Learn por exemplo tem poucos, acredito que não somos mais de 10 em diferentes níveis fazendo atualmente o programa de 6 meses, na minha turma sou a única brasileira

Antes de mudar de turma estive por 2 semanas com uma colega brasileira em classe, e de verdade não mudou nada a rotina das aulas, a diferença é que no intervalo e na saída conversavamos um pouco em português, assim como converso em espanhol com os colegas da Espanha e Venezuela...

A U-Learn fica em Dublin 2, em frente ao parque St Stephen's Green, uma área muito bacana e de fácil acesso. 

Abraço! ;)

9 comentários:

  1. Olá Mile encontrei este blog através do seu outro blog Uruguay por uma brasileira e vi que você estuda em uma escola que tenho interesse, eu gostaria de informações suas sobre a escola, como você fez para fechar o pacote direto com a escola, se puder passar seu e-mail para nos falarmos fico grata. Me chamo Viviane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Viviane, tudo bem?

      Pode mandar um e-mail para jamilecardoso_@hotmail.com

      Beijo!

      Excluir
  2. Olá Mile, encontrei o seu blog e achei muito interessante algumas dicas que vc postou. Pretendo estudar em Dublin em Novembro. Posso te enviar um email perguntando algumas coisas? =)
    obrigada. Patricia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Patricia!

      Obrigada pela visita! ;)

      Pode mandar para jamilecardoso_@hotmail.com

      Beijo!

      Excluir
  3. estou adorando esta sua experiencia sem agencia e ir la e fazer acontecer :P ahhh o que eu me faz querer estudar o inglês é pensar que quando eu chegar la eu não vou ter um inglês decente se não colocar a cabaça nos livros....me surgiu uma duvida: sobre câmeras, aparelhos eletrônicos é legal comprar em Dublin????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Caroly!

      Muito obrigada! É bom ter companhia aqui no blog rs!

      A melhor coisa que você faz é estudar bastante o idioma, é outra experiência chegar aqui com um nível pelo menos razoável!

      Ainda não comprei nada, mas os preços do que vejo vale mais a pena, sim.

      Abraço!

      Excluir
  4. Olá Mile,
    Estou querendo fazer um curso de inglês em Dublin, você tem alguma sugestão?
    Gostaria de trocar informações.
    Abraço,
    Leonardo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leonardo! Tudo bem?

      Conhecer com propriedade para recomendar/indicar, só conheço a escola que estudei - a U-Learn.

      Escrevi um post com o que achei após 21 semanas de curso. Há muitas escolas em Dublin, muitas tem um perfil duvidoso, recomendo que faça uma pesquisa com as opções que cabem no seu orçamento e depois tente contato com alunos que estudam/estudaram nessas escolas e pondere as opiniões.

      Boa sorte! Abraço! ;)

      Excluir
  5. Mile, tenho algumas dúvidas sobre a U-Learn, pode me ajudar? Encaminhei email para o endereço que você pôs logo acima.
    Abraço

    ResponderExcluir