sábado, 21 de abril de 2012

Mendoza e a rota dos vinhos

Nem bem chegamos em Mendoza capital e já saimos a desbravar as vinicolas da região!

Mendoza é um lugar desértico - se vocês forem no verão preparem-se para um calorão daqueles, tem um índice pluviométrico muito baixo, praticamente não chove todo o ano, e por isso a população tem muito presente o  valor da água, as pessoas tem consciência da importancia desse recurso para o desenvolvimento da cidade e da vida deles.

Por todas as ruas vemos as acequias que são canais que correm água para irrigação. Muito trabalho foi feito para modificar o curso de rios, construir diques e açudes, e políticas de controle ao consumo de água foram criadas em todo o estado. 

Tudo isso aliado às diversas técnicas de irrigação e cultivo formaram oásis ricos para agricultura. O clima é favorável não só para os vinhedos, como também para plantação de frutas como pêssego, maçãs, peras, etc.

As regiões vitivinícolas de Mendoza se dividem em Região Centro que inclui as áreas Este, Norte e Alta del Río Mendoza, aí está por exemplo Maipú e Lujan de Cuyo; Região do Valle de Uco; e Região Sul, onde está San Rafael.

Em cada região selecionamos bodegas que queriamos visitar, foi bem difícil escolher porque tem muitas, muitas, e dá para passar 1 mês visitando vinícolas aí! :P

Passamos pelas 3 regiões e coordenamos 2 ou 3 vinícolas por dia.

Para as visitas escolhemos a Trapiche, Navarro Correas, Clos de los Siete (Cuvalier de los Andes), Andeluna, Salentein, Norton, Chandon, Septima, Nieto Senetiner e Ruca Malen.

Para o transporte contratamos a agencia Aymara Turismo, o serviço prestado todos os dias foi excelente, as vans em bom estado, os motoristas pontuais, educados e por vezes se empolgavam como guias contando a história da cidade ou simplesmente os causos do cotidiano mendocino.

Inicialmente pensamos em alugar um carro, saia mais barato, mas tinhamos muitas bodegas para ir, ninguém estava muito disposto a dirigir, ainda mais depois de algumas degustações! 
Então a van com o motorista a disposição foi a melhor opção para o grupo, o valor da diária varia de acordo a região visitada e quantidade de vinícolas por dia. No geral custam entre 170 e 350 usd.

Deixo aqui os contatos que pesquisei antes de viajar das agências de aluguel de carro:

Auto Mendoza Rent a Car:

Celta 3 diárias = 200 dólares
Km livre, franquia de 1.100 usd, reduzida para 380 se comprar o seguro adicional no valor de 35 usd.
E-mail: info@automendoza.com

Rent a Car Mendoza:

Corsa 3 diárias = 240 dólares
Km livre, franquia de 690 usd.
E-mail: info@rentacarmendoza.com.ar

MDZ Rent a Car:

Celta 3 diárias = 200 dólares
200 km por dia, franquia de 1.140 usd.
E-mail: contacto@mdzrentacar.com

Para quem quer diversão também a noite, Mendoza não decepciona e oferece uma vida noturna animada,  lá tem muita opção de bons restaurantes, pubs, bares e baladinhas!

Há uma avenida onde esses estabelecimentos se concentram, dá para ir jantar e ficar por aí para bailar  mais tarde rs! Chama-se Avenida Aristides Villanueva e são como 4 quadras com muitas mesas na calçada e um clima gostoso para curtir a noite!


Antes das 23h o público é bem variado, gente de toda idade caminhando e sentada nos bares. 

Comemos uma pizza e tomamos uma cervejinha - nem só de vinho vivemos rs - no La Carmela. Quando fomos embora já começava o burburinho dos boliches - baladas e o público mais jovem e estrangeiro dominava. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário