terça-feira, 10 de abril de 2012

Mendoza

Uma semana intensa em Mendoza, a terra do sol e do bom vinho.

Já conhecia a capital, estive por poucos dias quatro anos atrás. 
Acho uma delicia regressar a lugares que já estive antes, mesmo tendo uma lista desejo gigante de cidades a conhecer ainda nessa vida,  que vão desde Lima a San Francisco, La Habana a Mykonos por exemplo, é muito bom recordar e viver novas coisas num destino conhecido.

Dessa vez fiquei 2 dias em San Rafael e 4 dias e meio em Mendoza capital.

O foco dessa viagem foram as vinícolas de Mendoza, já que a região é uma das mais reconhecidas no mundo pela cultura vitivinícola. E não, não sou uma bebum desavergonhada rs, tenho especial interesse no assunto porque além de boa apreciadora da bebida e de todo o caminho que envolve sua produção, amanhã começo a estudar sommelier em vinhos na Faculdade de Quimica aqui no Uruguay, então nada mais oportuno que conhecer tudo na prática! Como se não bastasse, meus companheiros de viagem -  namorado e mais 3 amigos, são todos sommeliers.

Se engana quem pensa que Mendoza é só vinhos, a região oferece muito mais. Lá come-se maravilhosamente bem. As paisagens são deslumbrantes, majestosas e inesqueciveis. O povo é acolhedor. Há muita aventura, história... e também vinhos.

Mergulhar na história e lendas mendocinas é um prazer. Da primeira vez que fui conheci muito pouco da cultura e da cidade em si, dessa vez por ter ficado mais tempo e ido de excursão  sempre com um guia contando sobre a história, costumes, lendas dos indios e primeiros exploradores,  aprendi mais e tudo ficou ainda mais interessante.

Costumo torcer o nariz para excursão, só de pronunciar a palavra já me dá um arrepio porque infelizmente sempre associo a parte chata da coisa: programas pre-estabelecidos, tempo cronometrado, discursinho montado e repetitivo de guia, etc. 

E  eu não sou uma pessoa fácil para adaptar-se a essa logistica turistica, confesso! Tenho meus tempos, já aprendi a viajar sozinha, então esperar por outros e entrar em consenso agora é algo que ando desacostumada a fazer viajando...

Como eramos 5, a principio foi mais dificil coordenar as datas e interesses de todo mundo, quando saimos a buscar os preços de forma independente já estava tudo esgotado ou com o preço super alto - viajamos na semana santa, sendo o pacote a melhor opção custo x beneficio que encontramos. 

Assim, decidimos aproveitar os beneficios da excursão, como o melhor preço entre transporte e hospedagem, a janta incluida todas as noites e algumas excursões do pacotão - que são as mesmas que se contratam ao chegar em Mendoza, já que nem sendo o viajante mais roots dá pra fazer tudo por conta. 
Escolhemos as mais legais sob nosso ponto de vista e acompanhamos o grupo em determinados  passeios - nos 2 dias em San Rafael e 1 dia em Mendoza - e depois fizemos o que queriamos do nosso jeito. 

Foi bom, por sorte o grupo de mais 42 pessoas (!!!) era mais legal do que eu poderia imaginar, o que deixava os passeios ainda mais agradaveis, as guias locais que nos acompanharam eram ótimas e tinham muito conhecimento da região: no final saldo positivo para a excursão, mas ainda prefiro minha liberdade de viajante independente rs! 

A hospedagem em San Rafael foi no Kalton Hotel, localizado na Av. Hipolito Yrigoyen pertinho de tudo, a cidade é pequenina, daí é possível fazer tudo a pé. O hotel é recomendável, achei limpo, com bom café da manhã, um pouco apertado o banheiro, pequeno o quarto, mas com o necessário para descansar depois de um dia turistando.

Em Mendoza ficamos no Hotel Urbana Suites, ótimo o quarto e banheiro, amplos, iluminados, com todos os utensilios de comodidade, bom café da manhã, não tão limpo, mas também não era sujo, na verdade eu cismava porque faziam a limpeza, mas ainda assim eu voltava a noite e encontrava alguns fios de cabelo - meus! - no banheiro. 
A localização é boa, não é a melhor dentro do miolinho turistico, mas umas 3 quadras de caminhada já começa a area turistica e é perto do Carrefour, farmácia.

Na primeira viagem fiquei no Hostel Alamo, muito bom na época. Coincidentemente fica próximo ao hotel dessa última viagem.

Já, já sigo contando mais de Mendoza! ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário