sábado, 21 de abril de 2012

Mendoza - Alta Montanha

Um dos passeios imperdíveis em Mendoza é o da Alta Montaña.
Simplesmente surreal cruzar a Cordilheira dos Andes, ver o Aconcágua de pertinho é uma mistura de sentimentos,  lembro do tempo mágico da escola e dos meus livros de geografia com a imagem desse gigante das Américas, penso na pequenez do ser humano e em como podemos ser grandiosos também, encho o coração de alegria e euforia pela oportunidade de estar ali outra vez, tiro fotos para registrar esse momento e recordá-lo quando a memória já não for a mesma, reflito, contemplo e compartilho as emoções!

As montanhas têm vida, e não é preciso ser uma pessoa muito subjetiva ou acreditar em nada sobrenatural para sentir a energia da terra, é muito marcante!

Esse passeio dura todo o dia, sai de manhã e volta de noite.
Os ônibus ou vans de excursões saem de Mendoza e pegam a estrada Ruta Nacional 7 no sentido ao Chile. Todo o trajeto é incrível, as paisagens são lindas, diferentes formações rochosas, rios e uma pitada de suspense com as lendas mendocinas.


A primeira parada é no Dique Potrerillos, muitos "wow" e fotos.




Depois segue para a vila de Uspallata, aí tem uns estabelecimentos comerciais fofos que te fazem sentir num filme de montanhas. Vendem artesanatos, café, comidas rápidas e tem banheiros. É uma parada estratégica. E mais estrada...


                                                   Túneis que passam pelas montanhas! 


E foi nesse cenário fantástico que começou meu perrengue na viagem! Comecei a me sentir mal, eu e metade da excursão, não sabiamos se era da comida que todo mundo comeu no mesmo lugar na noite anterior, se era uma virose pelo banheiro sujinho do bus ou se era pela altitude! Só sei que era um mal estar tenso, e a guia local deu pra gente um chá de coca e as folhas para mascar. 
É, dessa coca que você está pensando, mas para ter os efeitos alucinógenos a quantidade tem que ser infinitamente maior. 

O passeio continua rumo a Los Penitentes, uma área onde de junho a agosto funcionam as estações de ski.

Em seguida segue para o Mirador Aconcágua: para mim o ápice da excursão! ;)


A próxima parada é a Puente del Inca, nossa excursão passou direto e parou aí na volta a Mendoza. 
A Punte del Inca é uma formação rochosa que forma uma ponte natural sobre o rio Las Cuevas e aí funcionava um hotel de águas termais. Nessa área tem um armazém que vende bebidas e biscoitos, pães e tem bastante artesanato, muito casaco de lã com llamas e aqueles gorros que tapam as orelhas, além de outras coisas como pedras e argila do lugar que segundo os locais curam tudo que você imaginar! 


Daí segue para o limite entre Argentina e Chile, um lugar chamado Las Cuevas que fica a pouca distância da fronteira chilena. Aí foi onde pararam para almoçar, o restaurante também lembrava de filme nas montanhas, cabaninha de madeira e um visual surpreendente do lado de fora!
Nesse ponto do passeio tem a opção de subir ao Cristo Redentor que está a 4.200m de altura, quem foi contou que a vista é incrível, não é difícil imaginar!

Eu não fui porque mesmo depois do chá, das folhas, um remédio que não sei o nome, uma mandinga muito boa com pano molhado com água e vinagre na pança e toda alegria de estar aí, ainda me sentia mal! 
Agora me diz como faz no meio da montanha, longe de tudo? O exercito argentino tem uma base em frente a Puente del Inca e foi pra lá que nos levaram, toda a banda 'enferma' do bus rs. O pessoal que atendia era bem simpático, tinha um enfermeiro e outras pessoas de fardinha que não sei o que eram, inalei oxigênio e tomei uma injeção!

Teimosa como sou 40min depois achei que estava bem e quis ir ver a ponte, olhar os artesanatos, tirar fotos, ser turista né... não pude ficar nem 5min! E com o furacão vento e frio que fazia, consegui uma gripe e febre. Muita febre e calafrios na volta, visita do médico no hotel, remédios e no minimo 24h de repouso absoluto, incluindo 0% de álcool, pourran!

E assim passei o dia seguinte na cama, perdi a visita as vinicolas Clos de los Siete, Salentein e Andeluna que era uma das que mais queria conhecer! :S

Fica a dica de comer coisas leves e saudáveis no dia anterior ao passeio Alta Montaña, a altitude não é brincadeira, já tinha ido uma vez e não senti nada, dessa vez mesmo não sabendo o que de fato me fez passar mal, todo mundo lá dizia que tem que se preparar minimamente para subir tanto, e isso inclui não exagerar na comida!

Outra dica: levem roupa de frio, pode estar fazendo um calor miserável, mas na montanha é bem provável que esteja frio. 
A primeira vez que fui a Mendoza foi em janeiro, desinformada sai de camiseta e um casaco fininho, morriiii de frio e por sorte paramos na Puente del Inca antes de ir ao Parque Nacional Aconcágua e pude comprar um casaco de lã e gorro de llamas! 
Na época comprei por 60 pesos e o casaco existe até hoje! Fico muito boliviana com ele rs! :P

Dessa vez fui em abril e já fui mais preparada, sai com uma blusa de algodão de manga e por cima uma blusa de lã, depois coloquei o cardigã e cachecol, e cada vez esfriando mais, coloquei o que restava que era uma jaqueta de 'couro'!

                                                                   Fotinhas da primeira vez em Mendoza:


Nenhum comentário:

Postar um comentário