segunda-feira, 26 de março de 2012

Fernando de Noronha

Faz tempo, mais de 3 anos que estive na ilha!

Esses dias estava lendo uma matéria sobre Fernando de Noronha em algum lugar e bateu aquela nostalgia de viagem, como o blog me ajuda também a reviver minhas viagens, resolvi escrever um pouquinho sobre essa belezura! ;)

Sai de Recife e peguei o vôo no aviaozinho da Trip com destino a Fernando de Noronha. 
Recomenda-se escolher a poltrona na janela do lado esquerdo do avião para ter a garantia de toda vista do vôo panorâmico na ilha - já vi gente reclamando que o piloto só fez o trecho para o lado esquerdo!

Sobre a taxa de permanência na ilha, na época que fui custava R$36 por dia. Não paguei pela internet e por sorte não peguei fila na volta!

Passei 6 dias na ilha e ainda faltou coisa para fazer, lá tem muitos passeios, trilhas e praias! 

Se engana quem pensa que gastei rios de dinheiro com hospedagem nessa viagem! Um amigo tinha um primo vivendo em Noronha! Sim, muita sorte! O querido é médico e teve que prestar o serviço militar obrigatório por um ano nada mais, nada menos que na base de Noronha, meus caros!

Já que não me hospedei em nenhuma pousada, a minha recomendação de hospedagem é baseada no café da manhã e na simpatia da dona da Pousada da Bel. 

A ilha é realmente a maravilha que todo mundo fala, as fotos que você vê nos catálogos turísticos são reais, não tem pegadinha! E chegando lá você ainda se surpreende porque tudo consegue ser mais lindo do que você esperava!

Eu imaginava um lugar bem menor do que de fato é, achava que com um pouco de esforço podia fazer tudo caminhando, mas não dá!
Acho que a melhor opção para as atrações mais distantes é alugar um buggy (quando fui a diária custava R$130) ou chamar um táxi - pede na pousada o telefone, as corridas custam entre R$15 e R$30. Tem também a opção de bus e claro as agências de turismo que fazem passeios/transfers. 

Caminhando dá para ir para as chamadas "praias urbanas" como Praia do Cachorro ou Praia da Conceição.

Tinha muita opção de comida para todos os gostos e bolsos. Tem os restaurantes mais badalados e recomendados, os charmosinhos intermediários, mas também tem boas opções mais simples. Lembro que um dia almocei super bem num restaurante na saída do porto por apenas R$15 o prato do dia, sem contar os pontos de tapioca e acaí espalhados na ilha que dá para fazer aquele lanche bacana sem pagar caro. 

Não esqueço do peixe sucesso da Barraca das Gêmeas na Praia Cacimba do Padre: simplesmente maravilhoso o clássico peixe assado na folha de bananeira! :P

De excursão fiz o passeio de barco a baía dos golfinhos e o mergulho. 

O dia do mergulho tampouco pude esquecer rs, definitivamente não levo o menor jeito e quase enlouqueci meu instrutor! São 30min de mergulho e posso dizer que curti apenas os últimos 10, os primeiros 20 minutos foram num sobe e desce tenso: me sufocava, não conseguia respirar, me dava coisa no ouvido, me dava medo, etc! #loka

Recomendo fazer snorkel no Sueste antes de mergulhar para ir se adaptando, talvez se tivesse feito isso antes teria aproveitado mais o mergulho! O povo te dá instruções básicas de como proceder no mergulho enquanto seguimos de barco rumo a área de mergulho, mas teoria é teoria, nenhuma dúvida nesse momento, já na prática né rs!

Ah, durante o mergulho uma fotografa mergulha junto toda trabalhada no equipamento fotográfico subaquático e tira fotinhas desse momento lindo, a surpresa vem quando você passa na agência para comprar a foto profissa: R$30 cada! Escolhi uma de recordação, essa foto aí com a arraia gigante! =D

Falando no snorkel no Sueste, lá tem opção de alugar o equipamento, lembro que eu queria comprar meu próprio equipamento e levar, frescurinha de menina! Acabei usando o do meu anfitrião! E dica: passem bastante protetor na buzanfa e costas porque você fica lá amarradão horas seguindo os peixinhos fofos e no final do dia está feito um pimentão vermelho e ardido, queima muito o sol lá!

Alugando o buggy ou chamando o táxi dá para fazer vários passeios sem contratar agência, como o passeio ao Sueste, Cacimba do Padre, Por do Sol no Forte, Trilha para o Mirante dos Golfinhos (foto ao lado), Trilha para a Praia do Sancho com direito a descida sinistra pela pedra de acesso a praia. Também dá pra fazer a maioria desses passeios de bus e pagar apenas R$3,10. 

A noite era animada no Bar do Cachorro e na Pizzaria em frente, rola bandinhas ao vivo. A noite também tem as palestras do Projeto Tamar.

Fotinhas:










Abraço!

2 comentários:

  1. nossa esse lugar e lindoooo meu sonho e conhece lo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É lindo mesmo e certeza que um dia você irá também! ;)

      Excluir