segunda-feira, 12 de março de 2012

Estudando na Expanish Buenos Aires.

Mês passado recebi um convite da Escola Expanish em Buenos Aires para visitá-los e assistir as novas aulas extraclasse sobre a cultura argentina, os temas são muito interessantes e adorei a proposta!

Primeiro porque seria a desculpa perfeita para engordar uns 3 kg visitar essa cidade que tanto gosto e que já levo 1 ano programando um retorno sem sucesso, sempre aparece outra coisa pra fazer e vou postergando minha ida! E depois porque a idéia de reviver os dias de estudante e viajante na mesma escola de 2 anos atrás, me fez sentir uma nostalgia gostosa!

Topei na hora, mas ainda não pude ir porque estava trabalhando, então o Gustavo que é brasileiro e está vivendo em Baires, assistiu uma dessas aulas e compartilhou a opinião dele aqui com a gente:

Se você já sabe falar um pouco de espanhol e quer conversar e aprender um pouco sem pensar em regras de gramática e tempos verbais, conhecer a cultura e personagens locais é uma boa opção. Foi o que eu descobri assistindo as Classes Culturais da Expanish, em Buenos Aires.

Não imaginei que fosse aprender tanto em duas horas. Eu já faço as aulas de espanhol regulares pela manhã na mesma escola, mas aproveitei o tempo livre para esquecer de como aprender a língua e tratar de um tema argentino. Não conhecia nada e sai apaixonado pelos contos de Julio Cortazar, um famoso escritor que já morreu há 26 anos, mas que ainda é muito admirado por aqui.

Naturalmente, você já precisa ter um gosto pelo tema. A cada semana eles mudam os assuntos, mas geralmente rodam em torno de temas como tango, histórias de Buenos Aires e escritores famosos. No hace falta você não conhecer: eu nunca tinha nem ouvido falar do Cortazar e adorei. A aula foi divertida e me prendeu muito a atenção. O nome do mini-curso era Cortazár Fantástico, já que a literatura dele é muito fantasiosa – ou como dizia o próprio, suas histórias falavam sobre o outro, um mundo mais profundo e imaginativo que ele acreditava que era parte de todas as pessoas.

Primeiro, tivemos uma introdução sobre a vida dele, que na verdade nasceu na Bélgica (por acaso, pois seu pai, argentino, era diplomata e havia sido enviado para lá), mas voltou para a Argentina ainda criança. Depois, lemos o conto Casa Tomada e fomos tirando as dúvidas sobre vocabulário. Ao final, a professora foi “puxando” nossa imaginação para tentar descobrir o que havia acontecido com o casal de irmãos que vivia na tal mansão.

Para terminar, meio que sem querer, a aula também me levou para um passeio na rua. Uma das teorias é que o conto foi inspirado na história de uma família que vivia na Calle Riobamba nº 100. Por fim, estava tão empolgado que fui até o lugar descobrir se a mansão ainda estava lá.

No caminho, por acaso, descobri outro lugar que vai me ajudar muito na vida aqui em Buenos Aires. Além das aulas diárias na Expanish (já tem três meses que estou aqui!), cheguei ao Centro Cultural Rojas, que tem centenas de cursos livres sobre o que você imaginar (teatro, cinema, informática, fotografia, comunicação e vários outros).
E assim, meio que sem querer, cada dia vou descobrindo mais sobre a vida porteña. Acho que escolhi bem meu novo lugar para viver. "


Muito bom, né? Me animei ainda mais para assistir as aulas! Acredito que ainda esse mês irei e conto por aqui também a minha opinião!


P.S: a Expanish - nem nenhum hotel, restaurante e outras escolas - não me paga nada para falar deles, tanto que o contato com a escola se deu 2 anos depois de ter estudado lá e feito o post!
Tudo que escrevo aqui no blog é sob o ponto de vista de uma consumidora que ficou satisfeita ou não com o serviço oferecido, e no caso da Expanish eles corresponderam bem às minhas expectativas.

Abraço! ;)

2 comentários: