domingo, 8 de janeiro de 2012

Itacaré - Parte 2

Sobre a localização das pousadas, a maioria se concentra na Pituba – onde ficam os bares, restaurantes, enfim, o centrinho local – ou na Praia da Concha, aí tem um loteamento chamado Conchas do Mar que é como um condomínio de pousadas, estão todas muito próximas, uma do ladinho da outra (a Burundanga fica do lado da Coqueiro Verde que fica em frente a Bambu, etc), acho aí a opção mais bacana, fica perto do centro e das praias ditas urbanas – a uma caminhada de 5 e 10 minutos respectivamente, engraçado que olhando o mapa da cidade tudo me parecia bem distante do que de fato é.


 A praia da concha não achei legal para banho, comparada as outras belíssimas praias da região, eu não arrisquei sequer um mergulho, o que sim é imperdível aí é contemplar o por do sol no mirante Ponta do Xeréu

Há pousadas também na “praia” Coroinha, que na verdade já é rio, aí também não rola banho, é onde ficam os barcos dos pescadores. E ainda algumas poucas opções de hospedagem na praia Tiririca.


Vamos as opções de passeios?

Primeiro conhecer as 4 praias urbanas: Resende, Tiririca, Costa e Ribeira! 

Dá pra ir andando, estão uma ao lado da outra, a Resende é linda e tranquila, não tem estrutura, ficam apenas uns 2 ambulantes vendendo cerveja, refrigerante e toda tarde tinha aulas de capoeira; a Tiririca é uma delicia, a minha preferida dessas 4, é a frequentada pelos surfistas, pensava que o banho de mar seria complicado pelas ondas, mas é maravilhoso, a praia tem um banco de areia que  “divide” a área de banho e surf, essa área de banho a agua não passa do peito, depois você pode passar para o banco de areia com a agua até o joelho e ficar pertinho dos surfistas; depois vem a Costa, que é a menor e não tem "nada"; e por fim a Ribeira, que é a que oferece melhor estrutura, tem barracas/restaurantes vendendo comidas típicas e bebidas, cadeiras e mesas, é também por onde passa a tirolesa de Itacaré e de onde começa a trilha para a Prainha.

                                                             Praia da Ribeira

Falando dos passeios e trilhas, confesso que fiquei bastante assustada com os comentários sobre assaltos em Itacaré, pensei até em desistir da viagem porque li muitos relatos de pessoas indignadas com a falta de segurança lá, e vamos combinar que férias não combina com medo, né? 
Então enquanto fazia pesquisa de preço nas pousadas, aproveitava para perguntar a opinião das pessoas locais sobre esse problema, poucos se deram ao trabalho de responder, a maioria fazia o Ctrl C + Ctrl V do tarifário e pronto, pior foram as agências de turismo: NENHUMA se pronunciou, e minha maior preocupação era justamente com os passeios, porque havia lido que estavam assaltando inclusive grupos acompanhados de guias na trilha! 

As pessoas que responderam, disseram que realmente tinha acontecido casos de assaltos, mas que o policiamento tinha sido reforçado, sobretudo para a alta temporada, e que na dúvida eles não recomendavam levar máquina “chamativa”! 

Poxa, como assim não levar máquina? E para quem tem a fotografia como hobby, #comofaz? Bem, fomos e felizmente não aconteceu nada, mas estávamos sempre num estado de alerta mais do que necessário num lugar roots como Itacaré, e isso não é bom! 

Aconselho fazer as trilhas acompanhados de guias da região! Você pode contratar uma agência ou ir direto ao começo da trilha e contratar um guia! 

Como disse  o começo da trilha da Prainha fica na praia da Ribeira, dá para ir andando até lá e aí negociar com algum guia, eles sempre pedem um preço e acabam fazendo por menos, por exemplo se é um casal geralmente cobram R$20 cada, se é um grupo de 4 ou mais pessoas, cobram R$15 cada pessoa, a regra é negociar! 

                                                  " Ah o verão..." ;P

Nenhum comentário:

Postar um comentário