quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Carnaval de Salvador! Parte 1

Gente, vou tentar deixar algumas dicas para o carnaval de Salvador

Tentar porque apesar de ser baiana e ter pulado muitos carnavais e dado muita pinta nos ensaios de verão, essa fase “micareteira feliz u-hu” já não me pertence mais, tem uns 4 anos que não saio, já não vejo graça nesse carnaval elitizado e que segrega o povo, acho os preços das coisas surreais, mas como as pessoas costumam me perguntar sobre o carnaval de Salvador, decidi escrever um pouco, a ideia desse post é resgatar as informações que considero uteis para fazer sua vida de turista mais prática no carnaval!

Vamos aos circuitos?

São 3 circuitos oficiais, antigamente os artistas cantavam horas e horas, era uma verdadeira maratona, agora eu vejo muita enrolação, muita midia, é um tal de pára para dar um alô ao pessoal da rede não sei quê, para receber prêmio de melhor não sei o que lá, etc… É, estou velha e chata, sorry! 

Circuito Osmar (Avenida)

É o circuito tradicional, mais longo – 6km, os melhores dias são domingo, segunda e terça! Os blocos se concentram no Corredor da Vitória e de lá partem percorrendo toda a Avenida Sete de Setembro.  

O inicio desse circuito é a imagem clássica do carnaval de SSA, aquele corredor com a imprensa de um lado e autoridades politicas da city e camarotes do outro, não tem a beleza da praia da Barra de paisagem de fundo, mas dizem que passar por aí é um momento marcante na vida de qualquer micareteiro rs, e depois a não menos clássica passagem pela Praça Castro Alves, que já foi cenário dos melhores encontros de trio da história da música baiana!

Os blocos começam a passar cedo nesses dias, concentração a partir de 11h da manhã, ou seja, calor do cão, vale usar protetor solar, óculos de sol e roupas cômodas!

Circuito Dodô (Barra/Ondina)

Conhecido também como circuito alternativo, é mais curtinho – 4km, feito em cerca de 4h, sai do Farol da Barra e percorre toda a orla até Ondina! Os melhores dias costumavam ser quinta, sexta e sábado, entenda “melhores dias” quando passam a maior quantidade de artistas consagrados da axé music, ou seja, quando no mesmo dia passa Chiclete, Timbalada, Asa, Eva, Ivete, mas ultimamente os blocos estão migrando para a Barra, então de quinta a terça tem essas grandes atrações passando por aí!

Circuito Batatinha (Pelourinho)

A cara de minha mãe esse circuito, aliás mamys é uma baiana que nunca gostou de carnaval, #pode isso?

Aí é o lugar mais light da folia, onde você vê mais crianças e idosos “pulando” atrás das bandinhas de fanfarra, se divertindo ao som das marchinhas de carnaval de outros tempos, nostálgico!

3 comentários:

  1. Oiii!!!
    Eu estou indo para o meu primeiro carnaval em SSA, e como vou de navio, vou ter 1 dia inteiro para curtir os circuitos.
    Eu estou com uma idéia e queria ter a opinião de uma pessoa com experiência no assunto, vc! Rs...
    Eu estou querendo comprar o camarote na terça, para a Barra, o da Band (que está com o precinho mais camarada).
    O camarote só abre as 18h00, assim, eu estou com vontade de ir no circuito da Avenida, para ver os blocos passar a partir das 12h00.
    Eu consigo ver os blocos passar, curtir o carnaval, mesmo sem abadá? E depois ir para o Camarote da Barra e assistir os outros blocos?
    Estou tão perdida... rs... Tomara que possa me ajudar. Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Natália!

      Olha, já não moro mais em Salvador há 2 anos, assim que devo ter bem uns 6 anos longe do carnaval, não segui acompanhando porque não acredito mais na festa, então já viu que não sou a pessoa mais indicada para te ajudar com os blocos/camarotes atuais, né? :)

      Sobre a segurança, acredito que segue igual, nunca deu para garantir nada, a gente ia na fé tomando os cuidados básicos (sem objeto de valor - esqueça câmera, relógio, jóia, muito "penduricalho" que pode enganchar na roupa ou cabelo de outras pessoas) e com muita paciência (pisaram no seu pé? te empurraram? caíram em cima de você? tá acompanhada e tão de olho no respectivo? Relaxe e se afaste, não revide ou diga desaforo, tem cada louco nesse mundo que nunca sabemos com quem nos metemos...).

      Sempre se recomenda não ficar agarrado às cordas, fique um pouco mais atrás e em lugares mais abertos, onde se o "bicho pega" você pode ter mais mobilidade para correr!

      Bjo!

      Excluir
    2. Obrigada, Mile!!!!
      Vejo em tantos lugares essas questões de roubos, que te confesso qque estou com medo, rs...
      Beijão!

      Excluir