domingo, 4 de setembro de 2011

Buenos Aires: pontos turísticos clássicos! Parte 3


7) Recoleta

Aí outro bairro que adoro, é uma ótima opção de hospedagem! Na Recoleta você vai encontrar vários pontos turísticos também, desde o cemitério ao Hard Rock Café!

Ao lado da faculdade de Direito - que é lindíssima – está a famosa Floralis Generica, aquela flor de metal que tem um sistema que abre e fecha as pétalas de acordo a hora do dia, li por aqui pela internet que esse sistema está desativado e a flor está constantemente aberta agora, não sei se procede a informação, independente disso acho que vale a pena a visita à faculdade e flor.

Eu sou suspeita para falar porque estudei Direito e frequentar a UBA foi um desejo por muito tempo! Aliás para quem estuda Direito e quiser comprar livros jurídicos, perto do Obelisco tem a Praça do Judiciário e a zona do Tribunales onde é possível encontrar livrarias especializada em artigos jurídicos! 

E para quem ama livros Baires é uma perdição, muitas livrarias imensas, dá pra passar horas buscando livros, lendo, etc…

Faculdade de Direito UBA.

O Cemitério da Recoleta está em todos os guias e roteiros clássicos, eu confesso que a primeira vez fui meio desconfiada, onde já se viu cemitério ser ponto turístico!? Achava que seria um passeio no mínimo mórbido, mas me surpreendi, não vou dizer que foi divertidíssimo rs, mas foi interessante, lá estão enterradas as principais figuras da história argentina, dentre elas Evita Perón, o mausoleo mais visitado creio, e confesso que só encontrei porque haviam muitas pessoas fotografando.


Próximo ao cemitério está o Hard Rock Buenos Aires, no shopping Buenos Aires Design, pra quem é fã da rede, é uma boa pedida!

E aos domingos acontece a Feira da Recoleta na Plaza Francia, aquela entre o cemitério e o shopping. Eu curto bastante essa feira, aí vende várias coisinhas compráveis e se apresentam vários artistas, gosto muito da idéia de passar o dia na praça, não temos muito essa cultura, mas lá fica bem cheio, vai criança, idoso, jovem, cachorro, no verão o pessoal aproveita para tomar sol e tem apresentações de bandas – algumas muito boas mesmo! – e artistas fazendo mágica, contando piada, etc.

Ainda na Recoleta, é possível encontrar o Museu Nacional de Belas Artes, que abriga obras de artistas argentinos e de artistas como Picasso, Goya, Rodin, dentre outros.

8) Palermo

Outro bairro querido rs! Palermo é cool, tem cafés e restaurantes charmosos e é um bairro tendência, para quem curte design e coisitas moderninhas, vai encontrar bastante opção aí! 

O bairro tem uma valorização imobiliária que gera mil “ramificações”: Palermo Viejo, Chico, Soho, Hollywood, enfim… por aí você pode encontrar os Bosques de Palermo - lindo, Jardim Botânico, Jardim Japonês - fofo, Planetário e o Malba – onde está a famosa obra Abaporu da brasileira Tarsila do Amaral!


Jardim Japonês.

A noite a Plaza Serrano bomba com seus bares um do ladinho do outro, só escolher seu preferido e se jogar! ;)

9) Caminito

Acho que o ponto turístico de maior controvérsia, muita gente fala da insegurança do bairro, eu particularmente nunca tive problemas aí e recomendo a visita, porém atenção nunca é demais!

Vá consciente do circo armado para pegar turista, o pessoal vai importunar para comer no restaurante que trabalha, os dançarinos para tirar foto, etc...

Pela zona está o estádio La Bombonera, tem opções de visitas às dependências, foi um passeio que fiz para acompanhar o grupo que estava e acabei curtindo, visita-se o vestuário, sala de imprensa, um pedacinho do campo, o mini museu e lojinha do clube.

 10) Tigre

Outro passeio controverso, muita gente reclama de ser entendiante! Eu curti e acho um desperdicio pagar uma agência para fazer esse passeio, além de ser super fácil ir por conta, é infinitamente mais barato!

Para chegar é só pegar um metrô até a estação Retiro – linha C – e se dirigir à estação de trem que está ao lado e comprar a passagem de trem até Tigre que é a última estação!


Chegando em Tigre, tem o pier com os barcos que fazem o passeio pelo rio, umas casinhas de madeira ao lado do Mc Donalds vendem os tickets: tem uns turísticos grandes que dão uma voltinha de uns 40 min, você passeia pelo delta tigre, vê as lindas casas dos hermanos ricos, a galere nas prainhas que formam às margens do rio – tem até umas colonias de férias, pousadas aí
É possível também pegar um barquinho mais modesto, mais barato e que faz o transporte do povo que veraneia lá, passa a cada meia hora e com o ticket você pode parar onde quiser e depois tomar outro barco de volta, foi esse que eu fiz e me parece bem mais legal, pois dessa forma pude pegar o barquinho toc-toc, passear pelo rio e parar num restaurante, comer um tira-gosto com uma cervejinha quase gelada (impressionante como não existe o conceito estupidamente gelada na Argentina!) a beira do rio e depois voltar bem alegrinha, sem nada de tédio.


11) La Plata

Tem bastante tempo livre na capital porteña? Que tal um passeio por La Plata? Falei da cidade aqui!

Aproveitem! Espero escrever ainda algo fora desse "circuito clássico", tem muita coisa bacana em Baires fora dessa rota tradicional!

Abraços! ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário