sexta-feira, 4 de março de 2011

Barcelona

Barcelona é linda, isso é indiscutível,  mas sinceramente pelo tanto que falam da cidade, eu esperava um “quê” a mais, difícil explicar, não que eu tenha me decepcionado, mas é que não me apaixonei pela cidade rs! 
Tenho que voltar no verão, todos me disseram que a cidade tem uma energia contagiante nessa época, como sou “fácil” para viagem, voltarei um dia!

Depois de Dublin, Barcelona foi a cidade que fiquei mais tempo, 13 dias! A principio eu queria ir a Madrid e Toledo também, mas desisti depois.

Lá encontrei Peu, o irmão, as primas e amigos dele, uma sensação muito boa encontrar pessoas queridas de novo e era semana de natal e ano novo, assim pude comemorar as festas em família!

A primeira semana uma das primas de Peu gentilmente me recebeu em sua casa, posso dizer que conheci Barcelona com calma, perdi de conhecer Madrid, mas ganhei ao me aproximar mais do cotidiano catalão sem o frenesi de 4/5 dias turísticos,  passeava sem pressa, sem rumo especifico, e é muito fácil se locomover por lá, o metrô é excelente!

Não achei uma cidade cara, há transporte, comida e hospedagem por bons preços!

Barcelona fica na região da Catalunya e não imaginava que o desejo de independência fosse algo tão presente, imaginava que fosse algo de alguns grupos mais radicais, restritos, mas há uma influencia muito forte para a independência ou no minimo uma autoafirmação da cultura catalã em todos os lados.
Ouvi algumas vezes “sou catalão e não espanhol” e entrei em bares onde só havia menú em catalão e inglês, e conheci pessoas jovens de pueblos próximos que falavam castelhano com um certo desconforto, não entrando no mérito politico – histórico do tema, é perfeitamente viável comunicar-se em espanhol ou inglês lá.

Dizem que é a cidade da festa, eu só sai de balada um dia, e foi legal... sendo sincera novamente, achei uma cidade bem gay rs!

Na outra semana mudei para um hostel no Passeig Colom, em frente ao pier, linda vista, mas era tão acabadinho para os 25 euros que cobravam! Fiquei 2 noites porque os primeiros dias do ano os hostels estavam lotados, depois mudei para o Hostel Albareda, ótima estrutura, localização, preço e staff simpático!

Minha vidinha começava sempre pelas ramblas, não sei porque eu imaginava que as ramblas ficavam paralelas ao mar e era uma coisa linda, mas as ramblas nada mais são que uma avenida que leva ao mar, onde há muito comercio turístico e artistas de rua de todos os gêneros,  passava por ali todos os dias, a maioria dos hostels se concentram nessa região e há muitos restaurantes, bares, lojinhas de souvenirs.

Já não lembro mais detalhes de como chegar ou preços dos passeios, mas digo que o Parc Guell é imperdível,  tem uma vista linda da cidade e é uma delicia passar a tarde aí, Barcelona respira Gaudi, então comece apreciando as obras do artista daí, depois visite outras obras como La Pedrera e Casa Battlo – eu não paguei para entrar, admirei apenas a parte externa e gratuita.

Depois a Sagrada Família,  não há nada igual no mundo, a igreja ainda inacabada é no minimo interessante, eu achei fascinante, tem vários tipos de visita – só entrada, entrada e elevador, entrada, elevador e museu, etc - e os preços variam. 
Tem também um hospital construído por Gaudi que é lindo, infelizmente não lembro o nome e não está nos guias turísticos mais simples por motivos óbvios  imagina um hospital cheio de turistas tirando fotos (!!!), mas se perguntarem nas ruas, qualquer pessoa saberá dizer, muitas me falaram que “era sua obra predileta de Gaudi”, aprecie todas e escolha a “sua” também!

E se me perguntarem o ponto turístico que mais gostei em Barcelona, respondo fácil Montjuic, para mim a melhor vista! Para chegar pegue o metrô até a Plaza España e de lá siga andando até Montijuic, depois passe pelas construções olímpicas de 92 e desça para o Poble Espanyol, uma “maquete” de cidades espanholas, lá tem restaurantes e réplicas de monumentos importantes da Espanha, a entrada acho que foi 8 euros... tem opção de descer/subir de teleférico!

Achei muito legal também o Parc de la Ciutadella! Para chegar tem que descer na estação Arco do Triunfo, atravessar a praça do monumento – que também vale a pena, e cruzar o portal de entrada do parque: tem uma fonte gigante, linda, jardins, passeio de pedalinho na lagoa, gente fazendo exercícios, casais namorando, crianças brincando...

Fiquei devendo uma visita ao estádio do Barça, preferi conhecer em dia de jogo porque acho mais interessante conhecer o estádio "em ação". Em dia de jogo a entrada mais barata custava 32 euros.
Teve uma partida pouco importante enquanto eu estava na cidade, mas me atrapalhei com o horário, era às 15h e eu pensei que seria às 18h, quando me dei conta do engano já não tinha muito o que fazer! Não deu e eu desisti do estádio, mas no fim de semana que eu fui para Paris, teve outro jogo e os meninos foram, amaram, disseram que valeu cada centavo, que Messi é genial, pareciam crianças voltando da Disney.

Sair e chegar do aeroporto é fácil, tem um bus que passa a cada 10 min na Plaza Catalunya e Plaza España, custa acho que 6 euros – desculpem o excesso de acho, mas minha memoria está cada dia pior para esses detalhes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário