terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Roma

Não tive muita sorte na Itália, se alguma coisa podia dar errado, dava! O que não muda minha ideia que  todo mundo deve conhecer o país um dia! ;)

Não saberia descrever a sensação de caminhar onde a história aconteceu, estar frente a frente com tudo aquilo que vimos a vida toda nos livros é clichê, mas é sensacional! :P

Minha maré de azar começou antes mesmo de chegar a Roma. Não fiz o check in on line no site da Ryanair, tentei imprimir ainda antes de ir ao aeroporto, só que tanto o check in quanto a impressão encerram 4h antes do vôo e eu não sabia: tive o desprazer de pagar a multa de 40 euros no aeroporto (mais cara que a passagem).

O vôo estava lotado, esqueça isso de pessoas educadíssimas por aqui porque não é o que eu tenho visto e vivido, fato! 
A Ryanair não marca assento, então o esquema é chegou, sentou. Fui uma das últimas a entrar e foi difícil achar lugar livre, e lugar para colocar a bolsa? Não havia! Imagina se tivesse com mochila ou mala, e ninguém ficava constrangido por estar ocupando o MEU espaço, as aeromoças 0 de simpatia, um aperto total, mas ok, é o preço que se paga pelas passagens mais econômicas. 
Chegando em Roma, fui recebida com um belo temporal e a mochila levou mais de 1h para aparecer, chegou encharcada, minhas roupas molharam e ainda perderam minha havaianas que estava na parte externa da mochila amarrada.

Desembarquei no aeroporto Ciampino, fica a 1h do centro de Roma, há transfers logo na saída do desembarque, cheguei mais de 22h e o guichê estava fechado, se estiver fechado tem que ir direto para o ponto do ônibus (fácil de achar, em frente a saída principal do aeroporto, uns toldos amarelos), fica um cara vendendo os tickets, custa 6 euros, mas se comprar ida e volta sai por 8 euros, não precisa marcar a volta, é só aparecer no dia com o ticket na estação Termini onde o ônibus pára.

Cheguei na estação Termini e sabia que meu hostel ficava por ali, como chovia bastante, minha mochila estava toda molhada, achei melhor pegar um táxi, maior roubada, o hostel fica MUITO próximo a estação e o cara deu uma super volta no quarteirão, me cobrou 6 euros e quando desci do carro, vi o ônibus parado no inicio da rua, era só seguir reto 2 quadras.

Fiquei no Hostel Alessandro Palace e foi bom, a facilidade de estar próximo a estação Termini foi o que me fez escolher, é muito fácil sair de lá para qualquer lugar de Roma e da Itália, lá ficam 2 linhas de metrô e é uma estação de trem.

Fiquei num quarto para 6 pessoas misto com banheiro, foi tudo tranquilo, tem um bar no andar de baixo, dia de domingo tem pizzas free (vale a intenção, mas não são boas rs), e na esquina tem uma pizzaria sensacional, a Secolo, é barata e tem cada pizza, huumm... engordei 2 kg!

E pela região da estação tem inúmeras opções de restaurante, tem um que dá 10% de desconto para quem está no hostel, só pedir o cartãozinho na recepção.

Os restaurantes indianos são sempre boas opções para quem esta com pouca grana, vi muitos em todas as cidades que passei, e eu acho a comida gostosa! 

Ah, essa área é meio confusa, mas achei Roma toda confusa rs, tem ambulantes, muito movimento, etc...

No dia seguinte acordei e fui para o Vaticano, é bem fácil chegar, pega o metrô na estação Termini e desce na estação St Pietro, segue reto a via principal e logo vai ver as muralhas e o fluxo de turistas.

Lembre que dia de domingo a visita interna aos museus, inclusive Capela Sistina, é fechado! 

Eu tinha lido em todo canto que os monumentos em Roma são sempre cheios, as filas são grandes e tal, e sem querer perder tempo e paciência em fila, fui muito esperta comprar os tickets “vips” que permitem a entrada sem fila (comprei no balcão de informações turísticas dentro da Termini), obviamente são mais caros, o ticket para os Museus do Vaticano custam 15 euros, com esse plus saiu por 23,40.

Aproveitei e comprei logo o Roma Pass que dá direito a 2 entradas em museus sem filas e 72h de uso no metrô e ônibus, custa 25 euros, o detalhe é que não haviam filas em nenhum lugar, paguei a mais para nada!

Acho que em alta estação vale a pena, mas quem for no inverno é desnecessário, o metrô custa 1 euro e o passe para o dia todo custa 4 euros, a entrada no Coliseu custa 12 euros e o mesmo ticket vale para o Foro Romano e Palatino que ficam em frente, os demais museus são baratos, na faixa de 4/8 euros, eu acabei o passe só usando para o Coliseu mesmo.

O dia que fui ao Vaticano fez um dia lindo, cheguei cedo e caminhei até a praça principal, aquela que passa na tv quando o papa aparece rs, é enorme e linda, meu ticket tinha hora marcada às 15h, então fui almoçar por ali e depois voltei para fazer a visita aos museus.

A entrada é do lado oposto a essa praça, logo no inicio da muralha que vemos ao sair do metrô, o curioso é que como o Vaticano é um Estado para entrar você passa por raio x, guardinhas, etc.

A parte de dentro merece ser visitada, é incrível,  tem uma coleção de obras maravilhosas, queria mesmo era ver a Capela Sistina e tudo foi uma bela surpresa, andei umas 3h lá dentro.
A Capela está no final do percurso, lá dentro não pode tirar fotos, ficam vários seguranças espalhados, e o que dizer da famosa obra de Michelangelo? Eu cheguei cansadíssima, entrei por uma portinha e de repente woww! 
Não entendo bulhufas de arte, mas ainda assim é impossível não se sentir tocado estando frente a uma obra dessa, sentei e fiquei um bom tempo admirando.

Na saída já anoitecendo, entrei na Basílica de São Pedro, você pode subir uns 500 degraus e chegar ate a cúpula,  tem uma bela vista da cidade, mas depois de 3h caminhando no Vaticano não tive disposição para isso.

No outro dia visitei o Coliseu, Foro Romano e Palatino: adorei! Fiquei fascinada quando entrei, de novo essa sensação de estar vivendo a historia, é indescritível... 

Ah, nessa viagem quebrei – em partes – meu preconceito com aqueles ônibus turísticos,  sempre me pareceu tosco aquele povo do alto fotografando, eu gosto de interagir, me misturar, andar, mas estava uma chuvinha chata e eu achei que seria mais confortável ir nesse bus, já que tinha muitas paradas que eu queria ir e ele passava.

Peguei o “Rome ... “ (esqueci!), é o bus verde, 1 dia custava 19 euros, 2 dias 25. 
Comprei o passe de 2 dias e no primeiro dia rodei a cidade toda para decidir o que fazer, depois fui parando onde queria conhecer, não achei a experiência tão ruim, o ponto positivo é que você fica o tempo que quiser, passa ônibus a cada 20 minutos, mas não repeti em nenhuma outra cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário