segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Morro de São Paulo

Já tinha muito tempo que não ia na ilha, quase 4 anos! 

Fiquei muito satisfeita em ver que depois de todo esse tempo a ilha ainda preserva sua essência simples, apesar das melhorias e algumas mudanças. Tem gente que não gosta, conversei com uma senhora na volta e ela dizia que achava a estrutura precária para o turismo, eu dizia a ela que eu gostava justamente da simplicidade natural do lugar.

Só não entendo porque não melhoram o desembarque, acho complicado para pessoas de mais idade ou com alguma dificuldade de locomoção sair das embarcações saculejando naquela escada escorregadia do porto! 

A ida fui do jeito roots, aquele demorado e garanto que é a melhor opção.  O catamarã, embora mais rápido, para mim é uma tortura de 2h, fico enjoada com o balanço e mais ainda vendo as pessoas em volta passando mal, acho péssimo.

Se você combinar os horários do ferry com os horários dos ônibus, a viagem fica mais rápida e menos cansativa porque o chato é ficar esperando.


Eu peguei o ferry boat de 12:30, cheguei em Bom Despacho às 13:15 e às 13:30 saia o ônibus da empresa Águia Branca rumo a Valença (a empresa Camurujipe e Cidade Sol também fazem o trecho, preferi a Águia Branca porque tinha ar condicionado, o calor estava de matar e a diferença é de apenas 3 reais), daí cheguei no porto às 15:30 e às 16h saia a lancha rápida para Morro de SP.



Agora, vamos aos preços: R$3,95 a passagem do ferry + R$14 passagem ônibus + R$14 passagem da lancha.



Da rodoviária de Valença peguei um táxi para o cais, para minha surpresa os táxis não tem taxímetro e a corrida até o porto custa 10 reais, todos cobram esse preço, achei muita cara de pau!


Na volta peguei o catamarã Farol do Morro para chegar mais cedo em casa e depois de 1h de viagem um dos motores quebrou e aí, caros amigos, no meio do mar a coisa fica tensa, ao invés de 2h de viagem, foram 3h de muito barulho e cheiro de combustível na cara. 


Achei um absurdo porque não houve muita explicação aos passageiros, tipo uma coisa normal, a passagem é cara (R$75,) e fica a imagem que as manutenções deixam a desejar.



Na chegada a Morro de SP tem que pagar a taxa de turismo no valor de R$10, tem que guardar esse papel porque durante sua estada se você sair pelo porto pra fazer algum passeio e voltar, é só apresentar que não paga de novo.

Fiquei na Pousada Vista Bela e RECOMENDO MUITO! Serviço e localização excelente, pessoal super atencioso, café da manhã farto, preço justo e a vista é de fato belíssima.  Quase desisto de ficar nessa pousada porque as fotos no site não favorecem muito, mas o lugar é ótimo, me senti muito bem lá.

Em relação a localização das pousadas, eu sempre prefiro ficar na primeira praia porque acho que fica no meio do caminho para as praias e a vila, facilitando o acesso aos 'points' da ilha tanto de dia quanto de noite.

Na 4ª praia estão os hotéis mais luxuosos, esses disponibilizam transporte, eu particularmente acho chato depender de transporte para ir a praia/centro, acho distante e gosto de curtir o lugar, não apenas o hotel... mas isso é uma opinião minha, a maioria das pessoas ficam bem satisfeitas com a hospedagem lá!

Diversão em Morro não falta, agora já tem muita opção legal, tem a Pulsar que é uma boate e a Toca do Morcego, que eu acho muito legal! 

A Toca tem um lounge super bacana e fica aberto sempre no fim da tarde, o por do sol de lá é lindo, o ambiente é maravilhoso e depois tem um showzinho 'voz e violão', alguns dias da semana funciona também como boate na madrugada, super recomendo! 

Alias, cada dia da semana tem uma festa em Morro, só não lembro exatamente o dia de cada coisa, sorry! E ainda na 2ª praia há vários restaurantes, um do lado do outro, com som ao vivo, alguns grupos bons, outros nem tanto, aquele clima de 'verão, paquera e agito' rs, várias barraquinhas de roskas como chamamos aqui, ou de caipifrutas para vocês de outros lugares do Brasil.

Recomendo também o por do sol na "Casa do Reggae", muito lindo, vista fantástica, aqueles momentos que você pára e só agradece a Deus o que há de bom, é um pouco difícil chegar, fica no caminho da trilha para Gamboa, tem placas indicando e qualquer nativo pode explicar, também tem um showzinho depois, eles pedem uma contribuição 'voluntária', na Toca já cobram R$5 na entrada.

Comer em Morro não é caro, existem inúmeras opções de restaurantes caseiros, simples, que oferecem prato executivo entre 13 e 20 reais.

A noite também na 2ª praia os restaurantes vendem refeições para 2 pessoas por 40 e 60 reais. Lembro do restaurante Sabor da Terra e Funny, na Vila e na praia respectivamente, precinho camarada e comida comível, nada excepcional.

Tem muitos passeios a serem feitos, como mergulho, trilha para cachoeirinha, passeios de barco que dão a volta na ilha, que vão até Moreré e Gamboa.

É preciso disposição para subir até o Farol de onde se tem uma vista linda da ilha, quem tiver ainda coragem pode descer a tiroleza que tem lá, confesso que nunca tive coragem de descer rs.

Ah, e caminhar até a 4ª praia é obrigatório, apenas meia horinha, lá tem as piscinas naturais e a água é bem transparente, uma delicia.

Aproveitem a ilha! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário