sábado, 31 de julho de 2010

Escolas de espanhol em Buenos Aires

Já recebi alguns e-mails perguntando sobre minha experiência na Expanish School, eu citei o curso no post sobre os preparativos do último mochilão e esqueci de comentar aqui!

Bom, eu achei a escola bem bacana, a estrutura é muito boa, as salas são confortáveis, com no máximo 6 alunos por turma (a maioria europeu - nos corredores se escuta mais inglês do que espanhol, chato), o nível dos professores é ótimo, acho que eles mesclam bem a parte gramatical com a conversação, são 4 horas por dia, geralmente de 9h às 13h (a tarde lá tem mais aulas particulares), sendo 30 minutos de intervalo, é legal que rola uma integração nas areas comuns, tem lanche disponivel todo dia com biscoitinho, café, chá ( tudo free, e na segunda-feira rola umas empanadas - amo - de boas vindas), tem alguns computadores disponiveis, e durante toda a semana eles programam atividades extraclasse bem interessantes (festas, jantares, passeios guiados a museus ou pontos turisticos, etc - isso tem um custo claro, mas bem acessivel), também promovem umas oficinas de arte, dança e viagens algumas vezes no mês, a localização é ótima, pertinho do obelisco e estações de metrô... enfim, RECOMENDO, durante minhas pesquisas foi a melhor relação custo X beneficio que encontrei!

Só tive um probleminha que foi encontrar o nivel da turma certo pra mim, nesse ponto achei desorganizado porque eu fiz um teste de nivelamento e parece que ninguém leu, eu contribui quando preenchi errado minha ficha marcando nivel de espanhol "0", mas mesmo assim acho que o teste deveria ter sido avaliado (se ninguém avalia, qual a finalidade?), daí fui parar numa turma super iniciante que pra mim foi mais uma aula de inglês que espanhol, no dia seguinte troquei de sala, no outro troquei novamente e nessa terceira troca o professor recomendou uma quarta troca (!), bati o pé e disse que ia ficar lá mesmo - eu sou teimosa!, mas na aula seguinte ficou tudo muito fácil e então na quinta-feira mudei para a turma avançada! 

No final não foi tão ruim porque revisei muita coisa e valeu a pena.

Outras escolas que tive boas referências de amigos foram Mundo Español e Coined, essa última está em várias cidades da Argentina, dá para conciliar os estudos com as viagens pelo país, tem em Ushuaia, Mendoza, etc!

Tem também o curso de espanhol para estrangeiros da UBA - a universidade pública de Baires - que é mais em conta $, porém o período minimo é de 1 mês e a carga horária semanal é inferior das demais escolas, além de ter datas fixas para inicio dos cursos, nas escolas a cada segunda-feira iniciam-se novas turmas.

É possível - e recomendo, mesmo! - fazer a matricula diretamente com as escolas, consultei algumas agências e com eles o preço fica absurdamente mais alto... geralmente as escolas oferecem o pacote com acomodação, mas também é muito caro! É mais vantagem fechar algum hostel por conta na cidade, há inúmeras opções para todos os gostos e bolsos, se for ficar um tempo razoável acho melhor alugar um apartamento ou dividir um com outros estudantes, dá para encontrar e reservar hostels no site http://www.hostelworld.com/ - sempre utilizo ele - e para encontrar pessoas para compartir um ap o site é http://www.compartodepto.com/ (seleciona provincia 'capital federal'), os bairros preferidos dos estrangeiros são San Telmo, Palermo e Recoleta.

Abraços!

30 comentários:

  1. Ótimas dicas para quem quer estudar Espanhol na Argentina.

    Parabéns pelo Blog!
    =D

    ResponderExcluir
  2. Oi Mile,
    Achei seu blog e estou te seguindo... Preciso de sua ajuda... Entaum, dia 10 de dezembro faço 06 anos de casada e queremos viajar... Os destinos pensados são Punta e Bueno aires (estamos vendo por agência, entaum temos q escolher um ou outro). Já tinha decido por Bueno, mas li um relato de viagem falando tão mal de lá q fiquei na ´duvida... Entaummm me dá dicas... o q vc acha? Meu e-mail é priramosrj@gmail.com
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Pri!
    Eu sou suspeita pq adoro Buenos Aires! Vou para Punta semana que vem, então posso dar uma opinião melhor depois... vc achou o pacote bom? Tem muitas promoções de passagens desde o RJ, pode compensar fazer por conta... vou te add!
    bjo

    ResponderExcluir
  4. Olá Mille!
    Parabéns pelo blog. Contém informações preciosas para quem quer estudar espanhol na Argentina. Esta, é a intenção de minha filha Isabela que tem 21 anos. E eu, como mãe zelosa que sou, tenho algumas dúvidas, que gostaria que me tirasse, se possível. Vc cita 3 escolas, duas delas(Mundo Espanhol em San Telmo e a Spanish School em Buenos Aires, não sei o bairro). Gostaria de saber se são localizadas em bairros tranquilos, sem problemas de locomoção, violência e etc...
    Vc acha que com seis semanas de curso, uma pessoa que não sabe nada de espanhol, sai de lá falando espanhol razoavelmente? Vc poderia me indicar o lugar em que ficou?
    Aguardo sua ajuda
    Muito obrigada
    Abraços
    Márcia

    ResponderExcluir
  5. Pri, cheguei ontem de Punta del Este: muito lindo! Me surpreendeu bastante e sinceramente nao sei se posso ajudar a escolher pq eu mesma ficaria em dúvida se tivesse que optar agora! hahah sao lugares bem distintos, vai depender do que estao buscando... quando voltar de viagem posto fotos e alguma coisa sobre o lugar, pode te ajudar a decidir...
    bjo

    ResponderExcluir
  6. Olá Marcia! Obrigada!
    Olha, em geral acho Buenos Aires tranquila em relação a violência, tendo alguns cuidados básicos iguais a qualquer outro grande centro urbano, nao se passa apuros...
    Essas escolas ficam bem localizadas, a Expanish fica no centro, bem próximo ao Obelisco e Flórida, tem estação de metrô perto e várias linhas de onibus, o acesso é ótimo!
    Em relação ao tempo de curso, se a pessoa nao tem nenhuma base é pouco pra sair falando com fluência, espanhol parece fácil, mas tem uma gramatica rica, acredito que 6 semanas de um curso intensivo de qualidade faz a diferença, ainda mais estando no país onde se fala a lingua, se a pessoa tiver disposição dá pra aprender MUITO e comunicar-se, não sei o que vc chama de "razoavelmente", acho que dá tipo pra fazer perguntas e expor idéias simples, se apresentar, mas engatar uma conversa é mais dificil... pense que os cursos aqui tem uma carga horária de 60h cada livro,6 semanas intensivas lá seriam 120h, o equivalente a 2 livros/semestres aqui, a pessoa teria terminado o nivel básico e iniciando o nivel intermediário... nao sei se consegui explicar direito, mas é mais ou menos isso o que quis dizer! rsrs resumindo: acho que se aprende muito mais e bem mais rápido lá e vale muito a pena mesmo!
    A cidade tem mtos hostels e residencias universitarias, posso passar algumas pra vc quando voltar de viagem...
    bjo

    ResponderExcluir
  7. Oi Mile, adorei seu blog! Estou querendo em janeiro de 2011 fazer um curso de espanhol em Buenos Aires, me indicaram uma escola chamada IBL, vc conhece? Qual me indicaria? Vc saberia me informar qual documentação necessaria? Gostaria de alugar um apt, vc sabe qual são os tramites?
    Desde ja agradeço pela atenção,
    Clara

    ResponderExcluir
  8. Muito obrigada, Clara!
    Quando fiz minha pesquisa pelas escolas, vi essa IBL, mas só posso indicar a que eu fiz porque foi a que eu conheci de fato... para fazer a matricula não exigiram nenhum documento, mas acredito que no máximo podem exigir passaporte/identidade/documento de entrada no país!
    Vc pretende ficar muito tempo? Não sei como é para períodos curtos, mas em regra alugar um apto sozinha em Baires é salgado, além do aluguel ser carinho (a partir de 500 doláres - sim, em dolares! - um ap num bairro legal), as imobiliárias costumam pedir de uma vez: aluguel + garantia + comissão no valor de 1 aluguel!
    Eu acho melhor dividir apartamento com outras pessoas, além de ser uma troca bacana - há muitos estudantes de vários lugares do mundo - é mais econômico e simples... deixo alguns sites de imobiliárias (o site pra compartir ap já tem no post): http://www.alquilarmejor.com.ar/es/ , http://www.bytargentina.com/index.php e tem esse que é diretamente com o proprietário, não pagando a tal comissão http://www.soloduenos.com.ar/ .
    Sorte!

    ResponderExcluir
  9. Eu fui a estudar espanhol na Argentina. Estive num aluguel temporada Buenos Aires e contratei um professor particular. Foi uma experiência maravilhosa.

    ResponderExcluir
  10. Acho interessante também a idéia de contratar um prof. particular, ainda mais se encontrar um prof. competente com bom preço, infelizmente não conheci nenhum... por outro lado, numa escola vc "socializa" com os outros estudantes, é uma troca cultural fascinante!

    ResponderExcluir
  11. Mile, olá! Estou querendo estudar 15 dias em Bs. As.. Estou vendo as escolas indicadas por vc. Quanto vc acha que eu gastaria, aproximadamente, por dia lá? E a viagem total, qto vc estima? Muito obrigada! Marcella

    ResponderExcluir
  12. i Marcella! Então, é muito dificil mensurar isso porque tudo depende do que vc está disposta a fazer e gastar! Apesar da inflação nos últimos tempos, ainda não considero Buenos Aires uma cidade cara, eu não sou do luxo nem da pindaíba total em viagens, fico sempre no intermediário pq acho que viajar é disfrutar, tem gente que viaja e torra horrores de dinheiro e tem gente que economiza do ônibus até a refeição numa barraquinha de cachorro-quente na esquina, e cada um é feliz dentro das suas escolhas!
    Organize o que vc vai fazer nesses 15 dias, se vai ficar só em Buenos Aires para estudar, se vai em alguma outra cidade, onde vai se hospedar - hostel, hotel, casa de amigos, alugar apartamento, o que tem interesse em visitar na cidade, por exemplo visitar tal museu, fazer tal passeio, ir num show de tango, assistir algum show (em Baires sempre rola algum show bacana de artistas consagrados), etc, aí pesquisa os preços e faz um orçamento dos "gastos fixos" e vê qto sobra do dinheiro que vc tem disponivel para viajar, eu geralmente faço isso e tenho uma média de qto me sobra "livre" para gastar, não fico presa no "tantos reais por dia" pq numa viagem um dia vc gasta X, outro 2X, e aí tem que saber equilibrar e não se limitar em função do "dinheiro do dia", não sei se explico bem rsrs, enfim essa conta de "gastos fixos e grana livre" me ajuda a ter uma noção se é suficiente ou não o dinheiro que tenho para viajar...

    ResponderExcluir
  13. Mile, muito obrigada pela ajuda!! Seu blog certamente tem ajudado muitas pessoas. Vou levantar os gastos fixos (me disseram em torno de 100 pesos por dia só para comer), mas tbém vou levar um extra caso queira jantar ou sair para algum lugar especial. Quanto às escolas, estou em fase de negociação com a Expanish, a BAspanish e a IBL (estou quase fechando com esta última). Pretendo ficar somente em Buenos Aires. No mais, tudo de melhor para vc e sucesso com o blog!! Cordiales saludos, Marcella:-)

    ResponderExcluir
  14. Obrigada, Marcella! ;)
    Qdo vc viaja? Eu amo Baires, espero que aproveite bastante a cidade! Acho que irei um fds em setembro, estou morando em Montevideo, 7 meses já e toda semana fico de fazer um post sobre as "descobertas" aqui, rsrs!
    Andei fuçando o blog e lembrei que apaguei os posts antigos de minha primeira viagem a Argentina e Chile, quase que não tem mais info de "mi Bs As querido" rsrs e me deu vontade de fazer um resumão com os lugares mais turisticos, vou tentar! ;)
    Os 100 pesos para alimentação dá para passar muito bem!!! Recomendo um dia um jantar bacaninha no "Cafe San Juan" em San Telmo, o chef tem um programa na tv fechada e eu babo com todos os pratos, o melhor é que os preços são acessiveis - pratos a 60, 80 pesos - e o restaurante não é super luxuoso, é aconchegante!
    Depois conta aqui como foi a viagem, o que achou da escola, etc...
    Bjo

    ResponderExcluir
  15. Oi Mile!! Pode deixar!! Eu te conto sim... Vou criar um perfil para mim aqui quando estiver com mais tempo... Acabei de fazer a minha provinha on-line para a IBL. Tenho uma outra escola que tem um pacote bem tentador: a BAspanish e estou bem na dúvida... Mas queria uma escola tradicional... Eu viajo no dia 11/09. Ficarei 2 semanas. Vou seguir suas dicas e vou lá no Café San Juan. Gracias!! No Uruguay, eu só conheço Punta Del Este, com suas La Playa, La Barra, Bikini Beach y José Ignacio, que são lindas e bombam no verão... Fui há 3 anos em um carnaval e me encantei pela cidade... Vou continuar lendo o seu blog... espero que consiga fazer o resumão... Assim, aproveito para pegar mais dicas!! Um beijo e muito obrigada por td!! Felicidades aí!! :-)

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde Mile!

    Estou querendo fazer um curso de espanhol na Argentina ou no Chile e achei seu blog. Qual era a faixa etária das pessoas na escola que vc estudou? Tenho 32 anos e não sei se essas escolas são frequentadas normalmente somente por adolescentes.

    Obrigada!

    Renata

    ResponderExcluir
  17. Oi Renata!
    Olha, a maioria dos alunos estavam na faixa dos 21-24 anos, porém haviam outras pessoas de mais idade, a maioria americano e europeu, de brasileiro na época que estudei tinha eu e mais 6, sendo 2 casais, um na faixa dos 40 e outro dos 30 anos, uma outra menina de 29 e outra de 16, ou seja, bem variado o grupinho de brazucas!

    ResponderExcluir
  18. Mile, sou mais uma que simplesmente amou seu blog :)
    Então... te achei pq estava justamente procurando comentários sobre a expanish, devo ir estudar por 2 semanas lá e uma coisa me preocupou, eles fazem a aula tipo ingles/espanhol??? Meu ingles não é dos melhores rsrsrs
    Outra coisa... as atividades que eles têm são realmente legais??
    Beijo
    Thais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Thais! ;)

      Ah que ótimo, depois conta aqui o que achou da escola, ajuda os que estão programando, já tem 2 anos que eu fui e nesse tempo pode ter mudado algumas coisas!

      Não se preocupa com isso, a aula é toda em espanhol como deve ser né, o que aconteceu nessa turma é que era nível -1 rsrs, beeem iniciante mesmo e só tinha suiço, holandês, americano e eu louca, era o primeiro dia de aula deles tb e estavam perdidinhos ainda, acabavam tirando dúvidas em inglês e a prof tentava guiá-los em espanhol e quando complicava muito, associava as coisas ao inglês! Fique tranquila que dentro da sala os profs exigem que falem em espanhol, mudei algumas vezes de turma e sempre grupos de europeus e americanos, os profs constantemente diziam "no,no, español por favor!", alguns mais rigorosos que outros... só tive aula com outros brasileiros quando mudei para a turma avançada!
      Agora nas áreas comuns da escola no intervalo, sim, vc vai escutar 80% do povo falando em inglês, como meu inglês é bizarro eu me limitava a falar em espanhol rsrs e era ótimo porque a maioria dos gringos gostavam de poder praticar fora da sala, já que é natural que entre eles acabavam falando inglês, assim como eu entre os brasileiros acabava falando em português...

      E as atividades são bem legais mesmo, algumas mais pela integração do povo do que pela atividade em si rsrs, não sei se você viaja sozinha, mas é ótimo para conhecer mais gente que está ali na mesma situação que você: viajando, aprendendo e explorando uma cidade diferente!

      Beijo!

      Excluir
  19. Mile, vc me tranquilizou =) e pode deixar que depois vou contar tuuudo como foi rsrs.
    Até tenho ingles intermediario, mas não quero usar... é uma vergonha, sou filha de espanhol e não "hablo muy bien", eu acabei me colocando na sala de iniciante rsrsrs porque a parte gramatical do espanhol é complicadinha né?!
    Não estarei lá sozinha, pq vou ficar na casa dos meus primos, o bom é que vou treinar com eles também pq eles quase não falam portugues.
    Por outro lado, como todos trabalham, vou ficar durante o dia sozinha, por isso quero ir p uma escola lá também rsrsrs
    Até o fds devo ter fechado tudo e te falo as datas :)

    Beijo
    Thais

    ResponderExcluir
  20. Oi, Mile! Tudo bom?

    Meu nome é Gustavo e eu trabalho na Expanish. Adorariamos fazer uma parceria com o seu blog. Se estiver interessada, me escreve no gustavo@expanish.com e eu te explico tudo :)


    bjs!

    ResponderExcluir
  21. Que bom, Thai!!
    Vai contando tudo aqui pra gente!!
    Bjao.

    ResponderExcluir
  22. Gustavo, já mandei um e-mail pra vc! Abraço! ;)

    ResponderExcluir
  23. Olá...
    Mile tenho pensado em fazer uma viagem para Buenos Aires para poder fazer um curso lá de espanhol, e achei o instituto IBL. e gostaria de saber se vc tem alguma referencia sobre essa escola pra me dar? Como nunca fui pra lá, gostaria de uma ajuda sua se possível..

    bjo
    obrigada
    Larissa

    ResponderExcluir
  24. Oi Mile, descobri o seu blog agora. Estou querendo ir para Buenos Aires e ficar lá de 20 a 30 dias para estudar espanhol. A questão é: falo espanhol relativamente bem (estudei uns 3 anos de espanhol mas não pratico frequentemente) mas fiquei um tempo enferrujada. Daí esqueço algumas conjugações e palavras espefícicas. Será que consigo achar algum curso com turma avançada? Tenho medo de me matricular em algum e ser muito elementar... O que vc me sugere? Obrigada e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  25. Muito legais as dicas!! Adoro Buenos Aires e pretendo estudar lá. Também tenho um blog onde compartilho informações sobre minhas viagens, além de outras coisas http://deoutraepoca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Boa tarde tudo bem..
    Estamos querendo ir a B.A. SOMOS 20 PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA TROCAR EXPERIENCIAS E É CLARO APROVEITAR A VIAGEM QUE SERÁ INESQUECIVEL,UM PROJETO DE FORMAÇÃO CONTINUADA.GOSTARIA DE INDICAÇÃO DE ESCOLAS PARA CONTRIBUIR COM ESTA EXPERIENCIA,CONTATOS .. SE PUDER ME AJUDAR AGRADEÇO.

    ResponderExcluir
  27. Boa tarde tudo bem..
    Estamos querendo ir a B.A. SOMOS 20 PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA TROCAR EXPERIENCIAS E É CLARO APROVEITAR A VIAGEM QUE SERÁ INESQUECIVEL,UM PROJETO DE FORMAÇÃO CONTINUADA.GOSTARIA DE INDICAÇÃO DE ESCOLAS PARA CONTRIBUIR COM ESTA EXPERIENCIA,CONTATOS .. SE PUDER ME AJUDAR AGRADEÇO.

    ResponderExcluir
  28. Olá, tenho uma dúvida. Quero ir de intercâmbio pra Argentina, nas próximas férias, pra fazer um curso intensivo de Espanhol. Estive buscando na internet, e achei no site www.courconnect.com várias escolas e cursos interessantes: Expanish, Coined, ABLE, DWS...
    Queria saber se vc sabe algo sobre esses cursinhos e se recomenda? Queria saber sobre a estrutura do escola, sobre as atividades, os professores, os alunos, o atendimento... Os preços são parecidos entre elas então não sei qual escoher.
    Queria saber também se conhece alguém que fez reserva pela Courconnect. Eles vendem qualquer curso com 10% de desconto, então queria saber se é seguro. Pq como os cursos são caros, esse desconto seria uma grande ajuda haha
    valeu

    ResponderExcluir