domingo, 25 de abril de 2010

Mochilão na Patagônia Argentina: El Chalten

El Chalten foi a maior e melhor surpresa da viagem! Eu me encantei com o lugar e ao contrário do que pensava, tem MUITA coisa para fazer lá e não consegui fazer nem a metade!

O tempo é muito louco mesmo, já tinha lido a respeito que era necessário viajar com folga porque as vezes o tempo mudava e não era possível fazer muita coisa, só esperar... não segui essa informação e me arrependi, tinha apenas 3 dias e planejei da seguinte forma: o primeiro dia iria para Chorillo del Calto já que era a trilha mais curta e só tinha metade do dia, o segundo dia iria para o Mirador Fitz Roy e Laguna Capri, e o último dia para o Cerro Torres e voltava às 18h para pegar o bus a El Calafate e na manhã seguinte o vôo rumo a Ushuaia.

A chegada em Chalten é especial, paramos num centro de informação e as pessoas explicam várias coisas importantes sobre as caminhadas, entregam mapas e falam um pouco sobre consciência ambiental também, achei muito bacana!
A "cidade" surpreende logo de cara, tem um ar diferente, você desacelera  no momento que entra lá, a visão do Fitz Roy ao fundo é sensacional!

Viajei a Chalten com um amigo que conheci em Buenos Aires, não tinhamos reservas e pensavamos que não teriamos problemas, pois já estava no final da temporada, porém sem saber chegamos no fim de semana da "festa do trekking", estava tudo simplesmente lotado!

Andamos todo o povoado com as mochilas nas costas procurando vagas, a única coisa que encontramos foi um hotel com a diária por 300 pesos, o desespero já tomava conta da pessoa rs, quando entrei no Hostel Pioneros del Valle e encontrei uma chica - ou anjo? - que me acalmou e disse q ia encontrar algo, ligou para várias pessoas e nada de encontrar lugar, aí ela me disse que tinha um casal de amigos "buena onda" que alugavam vagas por 30 pesos (a metade da diária dos hostels), mas que era muito simples, aceitamos, claro!

Lá vai eu achando que ia entrar na maior furada, já planejando voltar no dia seguinte a Calafate e para minha sorte o lugar era ótimo, realmente simples e o casal realmente boa gente! 
Tratava-se de uma jovem família  o casal e 3 filhos lindos pequenos, naturais de Mendoza que vivem há pouco em Chalten e resolveram abrir um hostel, a casa tem 2 andares, a parte de baixo é o "hostel" e tem 2 quartos cada um com 4 beliches, cozinha comum e banheiros - o incoveniente é que não é dividido por sexo, mas você passa a maior parte do tempo fazendo trekking e são poucas pessoas - 8 vagas apenas, daí não cheguei a ter problemas com isso, na verdade usava pouco o banheiro, só um banho por dia, muito frio, gente! 

A tal festa do trekking eu não tive forças para ir nenhum dia, já disse aqui que não sou muito do esporte e por isso tinha dúvidas se ia aproveitar o lugar, não sei o que aconteceu, mas eu me empolguei muito nos trekkings, as paisagens maravilhosas fazem essa transformação naturalmente dentro de você rs, aí chegava a noite e só queria dormir, me disseram que foi animadíssimo!

Todos estavam muito empolgados porque ia tocar uma banda muito conhecida chamada Los Autenticos Decadentes, todos ficaram chocados com minha cara de "vai tocar quem mesmo?", mas em geral não há muito o que fazer a noite, são lugares que se curte a natureza, no máximo tem algum barzinho ou pub.

Nenhum comentário:

Postar um comentário