domingo, 18 de abril de 2010

Mochilão na Patagônia Argentina: El Calafate

Fiz os trechos na Patagônia de avião, como não comprei com antecedência, estava na vibe "deixa a vida me levar", só encontrei vôos para El Calafate na data que queria pela companhia Lan que costuma ser um pouco mais cara que a Aerolineas Argentinas.

Esse voo foi uma furada porque fazia uma escala nada mais nada menos que em Ushuaia, meu próximo destino! Me senti uma anta quando descobri isso, comprei pelo preço e nem me importei com o resto, quando recebi o e-mail de confirmação que vi a escala no fim do mundo e o tempo perdido dentro do avião: 3 horas a mais! 

O aeroporto de El Calafate fica distante do centro da cidade, logo na saída do avião já se pode ver o lago azul e as montanhas, coisa mais linda, gente!
Há opção de táxis por 50 pesos e transfers por 26 pesos por pessoa, se viaja sozinha a dica é pegar esse transfer no desembarque, perto da esteira das malas.

Lá escolhi o Hostel I Keu Ken: RECOMENDADÍSSIMO  Pessoal super alto astral, uma vista linda da cidade, limpo e prático, fechei todas as excursões com eles e paguei tudo no check out, não tenha medo que não há diferença de preços nos passeios, é tudo tabelado, quem for pra lá manda um abração meu pra Fede da recepção, super gente boa!

O único porém é que este hostel não fica no centro, tem que caminhar um pouco para chegar, não foi um problema porque fiz excursões que duravam o dia inteiro, me buscavam e me deixavam lá, tinha um supermercado ao lado e era perto da rodoviária, no dia que quis sair de noite para jantar, desci andando - pra descer todo santo ajuda rs - e voltei de táxi por apenas 8 pesos.

Comer em El Calafate é caro, média de 70/80 pesos o almoço/janta. É possível encontrar lugares mais baratos, mas tem que pesquisar com paciência, um dia encontrei um restaurante no caminho para a reserva ecológica que saiu bem em conta, chama La Cucharita, o menu do dia custou 53 pesos (refrigerante, uma empanada, prato principal e sorvete).

Para mim pareceu uma região com muitos turistas europeus, vi mais coroas nas excursões do que em qualquer outro lugar que já conheci, as cidades do sul têm um charme especial, são limpas e super direcionadas ao turismo, e tudo isso influencia nos preços.

Escolhi 2 excursões na cidade: mini trekking no perito moreno e navegação por todos os glaciares.

O mini trekking é imperdivel, foi uma sensação única estar lá, me aproximar de fato do glaciar, andar, tocar nele! Vi alguns comentários que me desanimaram um pouco, que era uma excursão sem aventura, no estilo cvc e tal, mas eu não me arrependi nem por um minuto, valeu a pena cada salgado centavinho, acho um desperdício ir lá e não fazer esse passeio!

O ônibus da excursão passa bem cedo no hostel - é lindo ver as cores da cidade amanhecendo - e nos leva para o Parque Nacional. Lá pagamos a taxa de 75 pesos e pegamos um barco, eu baiana atrevida fui logo para a parte de cima: não fiquei nem 5 minutos! MUITO vento,  isso é constante em toda patagônia, sempre venta muito e dá uma sensação de muito mais frio.

Descemos do barco e caminhamos uns 10 minutos até o glaciar, no caminho o guia explica algumas coisas, como por exemplo sobre a formação do glaciar, o porquê das cores, depois paramos no acampamento para colocar os crampons nos pés e temos uma rápida instrução de como caminhar no gelo: fazer passinho de pato - ficar com os pés abertos/virados para fora, ah não sei explicar! :P

No inicio da caminhada é difícil, dá um medinho, eu sou muito desastrada e me imaginava caindo sempre, principalmente quando passavamos perto dos buracos ou fendas, há umas que segundo o guia chegam a ter mais de 30 metros de profundidade, mas calma, não passamos por essas rs!

Caminhei sem nenhum glamour, no maior estilo "nos trupica, mas não cai", são 1:30 de trekking, e CANSA! No final rola o brinde com whisky com gelo do glaciar e alfajor: adorei!

Voltamos e tiramos os crampons, levei um tempo ainda caminhando no passinho de pato! Seguimos andando, agora por outro caminho, não mais pela margem do lago e sim por um bosque e paramos na base da "ilha" onde há uma estrutura para comer com mesas, cadeiras, há banheiros, mas  não vendiam nada lá, no programa da excursão dizia 'parada para almoço', logo imaginei que teria pelo menos uma lanchonete na tal parada! 
Fiquei esperando a galera prevenida comer seu lanchinho, por sorte tinha biscoito e água na mochila...

Depois dessa pausa para o "almoço", voltamos para o barco, ônibus outra vez e seguimos para as passarelas do perito moreno, de lá se tem uma visão incrível  se pode ver toda a extensão/imensidão/imponência do glaciar
Nessa área sim tem lanchonete, mas eu só queria saber de admirar o glaciar e nem dei bola para a fome! Uma hora e meia depois pegamos a estrada rumo a El Calafate, cansados e satisfeitos com o espetáculo vivido.

* Passagem Bs As - El Calafate pela Lan: R$ 298,46
* Diária do hostel: 50 pesos quarto para 4 pessoas.
* Excursão Minitrekking Perito Moreno: 525 pesos (450 pesos + 75 pesos taxa do parque)

2 comentários:

  1. Olá! Sou Jaqueline do msn...

    Adorei o post, os relatos e as dicas! Com certeza tenho várias perguntas. :)

    ResponderExcluir