domingo, 18 de abril de 2010

De volta!

Faz uma semana que voltei e ainda sinto uma saudadezinha das férias, a viagem foi incrível  conheci lugares sensacionais, pessoas maravilhosas, aprendi um montão de coisas e tudo isso me deixou muito feliz! 

Confesso que ando bemmmm preguiçosa para escrever, no final foram 2 meses de viagem, muita coisa aconteceu e vou tentar resumir aqui, eu nunca anoto as coisas, pensei em tanta coisa interessante, mas obvio já esqueci de tudo rs, então vamos ver o que minha memória ainda é capaz de descrever...

Acabei indo para o sul mesmo e foi uma decisão bem acertada, tudo é tão lindo lá, eu as vezes parava e não podia acreditar no que via, mas como nem tudo é perfeito, tudo é tão caro lá, vou tentar colocar os preços das coisas mais importantes para vocês terem uma noção de custo!

O roteiro feito foi Buenos Aires - El Calafate - El Chalten - Ushuaia - Buenos Aires - Montevideo - Colonia - Buenos Aires. 

Na patagônia os trechos foram feitos de avião, pesquisem bastante nos sites das empresas aéreas Lan e Aerolineas Argentinas.

Já para o Uruguai fui de barco, dica importante: planeje sua viagem com antecedência de 10 dias e a tarifa pode sair pela metade do preço, infelizmente eu não consegui fazer isso, descobri uma empresa chamada Seacat que tem ótimos preços e barcos rápidos, antes só conhecia o Buquebus e Colonia Express.

Passei um mês em Buenos Aires, fui novamente em todos os pontos turísticos clássicos e outros que não tive a oportunidade de ir da outra vez, como por exemplo o Jardim Botânico, Jardim Japonês, Malba, Reserva Ecologica de Puerto Madero - recomendo uma caminhada lá se tiverem tempo disponível, é uma paz, parece que você sai da cidade em apenas alguns minutos, Yacht Club de Olivos, Bairro Chino, Feira da Recoleta dia de domingo - super recomendo também, lá tem coisas legais para comprar e muitos artistas de rua, músicos, adorei passar a tarde toda lá sentada na grama, fica ao lado do Shopping Buenos Aires Design e Cemitério da Recoleta, além de muitos bares e boliches novos.

Buenos Aires é uma cidade que já tem mil dicas e informações na net, apesar de ser o lugar que melhor conheci - já me sentia nativa rs - vou pular logo para os relatos das outras cidades desse mochilão...

Antes de viajar tinha muita dúvida em relação as roupas necessárias para o frio, o "verão" patagônico é realmente louco, muita gente dizia "é frio, mas não muito, então não precisa de roupas especiais", outros diziam "precisa de casaco tipo fleece, roupas térmicas", eu sinceramente não fazia ideia desses tipos de roupa e me joguei no Google.

Aqui em Salvador era tudo muito caro e deixei pra comprar na Argentina, saiu bem mais em conta, metade do preço!

Um amigo me indicou uma loja que vende coisas para o exercito, infelizmente não lembro o nome nem endereço, lá era tudo muito barato mesmo, mas nada muito bonito, depois fui no outlet da Montagne na Avenida Córdoba, uma marca argentina de roupas esportivas que eu amei, e por fim em El Calafate encontrei outra loja dessa marca e comprei mais coisas!

Vamos as compras: calça e blusa térmica, meias para trekking, casaco tipo fleece, calça para trekking, gorro e luvas! Isso me saiu 500 pesos, aqui sairia 450 reais! 
O mais caro é o casaco impermeável/corta vento - extremamente necessário! - que vende a partir de 300 pesos, mas por sorte eu já tinha um, e o tennis para trekking também impermeável é muito útil, eu não comprei, usei tennis normal mesmo, não tinha certeza se ia para El Chalten ainda e não quis gastar dinheiro, no final fez falta.

Usava sempre 3 ou 4 camadas de roupa: uma camiseta, a camisa térmica,  o casaco fleece e o impermeável  toda instrução de trekking dizia para vestir-se como "cebola", pois o tempo muda sempre, em uma única hora pode nevar, chover, fazer sol, neblina, vento, daí é necessário estar com uma mochila para guardar as roupas que fica tirando e botando.

7 comentários:

  1. Liii o blog inteiro e adoreiii tudoo!!!! pretendo fazer a mesma coisa que você... porém só estou um pouco perdida em relação aos valores, até pq vc ficou mais tempo do que eu vou ficar e foi no verão... não sei no invernoo os preços mudam muito, mas acredito que sim!!!

    Parabéns, continueee escrevendo sempre suas viagens!!
    Beijosss

    ResponderExcluir
  2. Oi Tati, obrigada querida!!!
    Eu acho que pode aumentar, mas não muito...
    Bjos.

    ResponderExcluir
  3. Olá queridaaa!!!
    Adorei seu blog.... aqui conseguiii colher varias informações importantessss Parabenss!!
    Gostariaaa q vc me ajudasse em algumas duvidas q tenhooo!!!
    Quanto vc acha q gasto em real para fazer um mochilao em 3 meses na argentinaaa.... eu e uma amigaa estamos planejandooo e achei mto legal os lugares q vc passou
    Mas qnto por cima assim vc acha q a agente vai gastaaa em passar 3 meses lah e em q epoca vc recomendaaa q devemos irr!!! quero ver neveeeeee kkkkk
    Bjaooo aguardo sua resposta

    ResponderExcluir
  4. Olá, muito obrigada!
    Olha não dá pra dizer pq depende muito do estilo da viagem de vcs e dos destinos, por exemplo o sul da Argentina é carissimo, já o norte é bem mais em conta... eu poderia ter gastado menos nessa viagem, mas gastei bastante com avião, excursões, restaurantes, baladas vários dias da semana, rsrs...
    Eu quando faço meu orçamento, separo o dinheiro das passagens e hospedagens que já sei exatamente quanto vai custar, e o que sobra eu divido para os dias que ficarei viajando, assim sei mais ou menos quanto posso gastar por dia, claro que tem dia que vc gasta mais dessa média e dia que gasta menos, tem que saber equilibrar...
    Outra coisa que eu gosto de fazer quando tenho um tempão assim viajando é ficar um tempo maior em uma cidade, além de vc conhecer com calma o lugar, poder fazer um curso, dá para economizar pq pode alugar um quarto por 1 mês, sai mais barato que hostel.
    Eu recomendo viajar na primavera ou verão, os dias são mais longos (em janeiro em Buenos Aires anoitecia 21h da noite! dá pra aproveitar tanto...), inverno faz muito frio - eu sou baiana! - mas qualquer época é época pra viajar, pelo menos pra mim, rsrs!
    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Ah, se o foco for neve, tem que ir no inverno, mas adianto que é um inverno bem rigoroso lá pelas bandas da Patagonia, no 'verão' fazia muito frio, média de 6 graus, e já era possível ver um pouco de neve em alguns lugares... lembre que no inverno alguns passeios legais são suspensos, como o minitrekking no perito moreno, navegação em Ushuaia, em compensação outros só funcionam no inverno, como abertura das pistas de sky, etc... como são 3 meses, vc pode montar um roteiro com a viagem começando no final do inverno ou com a viagem terminando no inicio do inverno, ao invés de passar toda as estação fria viajando! Não sei se ficou claro o que quis dizer, rsrs, seria começar a viagem em agosto ou terminar a viagem em junho, por exemplo...

    ResponderExcluir
  6. Oi Mile! Tudo bem? Amei seu blog! Estou indo pra Argentina em Janeiro e pensei em fazer um curso na escola Expanish. Voce estou enquanto esteve lá? Recomenda alguma escola? Bjssss
    Quel

    ResponderExcluir
  7. Oi Quel! Muita obrigada!
    Eu fiz 2 semanas de curso lá, recomendo! Tive boas indicações da Coined e Mundo Español...

    ResponderExcluir