domingo, 7 de fevereiro de 2010

Salinas da Margarida - Bahia.


Ainda não falei aqui sobre Salinas da Margarida, cidadezinha bucólica do Recôncavo Baiano tão presente em minhas lembranças, durante muito tempo Salinas foi meu sinônimo de férias!

Passados muitos veraneios - desde quando tinha meses de idade- hoje observo que a cidade está caminhando para o mercado turístico  já existe alguns eventos interessantes como o Festival do Marisco e a Regata de Veleiros, o que fez melhorar e muito a estrutura do local, a praia da ponte por exemplo foi totalmente revitalizada, tornando-se o point da "ilha".

Muita gente faz essa confusão geográfica (eu inclusive quando criança fazia) e acredita que o município faz parte da Ilha de Itaparica, talvez pelo fato de ter praias e o principal acesso ser pelo sistema ferry boat, meio de transporte que liga Salvador a Itaparica.

A maneira mais comum de chegar à cidade é pelo ferry, feita a travessia há ônibus e micro-ônibus a cada 1 hora para Salinas, a vantagem do micro-ônibus é que o percurso é feito sem paradas em outras localidades, também há vans que fazem o trajeto.

De carro também é simples, após a travessia do ferry percorre-se 34 km pela BA 001, passa pela ponte do funil - visual lindo, essa ponte liga a ilha ao recôncavo - e há um entroncamento logo à direita, chegando no entroncamento percorre-se mais 21 km e pronto, já está lá!

É possível ir de carro direto de Salvador, são 250 km pela rodovia "BA alguma coisa" rs, não sei informar o caminho pela estrada, sorry.

E, finalmente, lugar para hospedar-se, agora tem muitas pousadas, mas obviamente indicarei a POUSADA ARAÇÁ (tel.: 75 3659-1247), cuja proprietária é minha tia - eu não perderia a oportunidade de fazer nosso "jabá" rs, não obstante a pousada ser aconchegante, limpa, com excelente café da manhã e localização em frente a praia.

P.S: as fotos foram em janeiro de 2010, a maquina está com a configuração maluca.

Abraços!



14 comentários:

  1. Por diversas vezes tive a grata e agradável oportunidade de me hospedar na pousada de Dona Neinha, bem como desfrutar da beleza paradisíaca e encantadora da região de Salinas!
    Não deixem de aproveitar o passeio de barco pelo histórico rio Paraguaçu - um momento de história da Bahia. Hélio Lisbôa

    ResponderExcluir
  2. Que beleza, Hélio! Fico feliz em saber que está satisfeito com os serviços da pousada!
    Sabe que ainda não tive a oportunidade de mostrar essa pequena 'propaganda' aqui no blog pra minha tia? Se alguém se hospedar lá depois de ver esse post, diz a ela, vamos gostar de saber! :)
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. excelente local para ferias(agito ou repouso)boa gente,boa comida e mar tranquilo otimo para as crianças,sou descendente da familia Marinho nativa de salinas,indico este local para todos,abraços.
    sizinho

    ResponderExcluir
  4. Como bom salinense, concordo com os demais comentários, realmente salinas é um exelente lugar par adescansar, nas folgas do frabalho ou férias não perco a oprtunidade de sempre estar lá, principalmente nos meses de baixa estação por que neste periodo curto melhor a cidade, pura paz.
    Um abraço
    Edson Rodrigues

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edson, que bom receber a visita de um legitimo salinense aqui! ;)
      Pois, eu também prefiro ir fora dos períodos de rebuliço, priorizando meu sossego...

      Abraço!

      Excluir
  5. Tudo mentira, pousada armengada, pessimos colchões, traveseiros, chegamos e a pousada estava fechada, tivemos que esperar até as 17:00 horas pois o funcionário chamado Gil tinha saido para buscar os donos, além de ter cobrado um preço na reserva e quando fomos pagar na saída a proprietária disse que o dito funcionario não tinha informado o valor certo, pergunto: como deixa a pousada com uma pessoa dessas que não tem condições sequer de informar o valor da diária, de uma coisa tenho certeza, lá não volto e não recomendo ao meu pior inimigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qualificar minha opinião como mentirosa é no minimo indelicado, o fato de você ter tido uma experiência negativa não te dá o direito de dizer isso!

      Ressalto que qualquer pessoa minimamente esclarecida percebe facilmente que esse espaço é destinado a trocar ideias e dicas de viagens, não tem o proposito de vender nada e criticas são sempre bem-vindas, desde que construtivas, obvio!

      Nessa pousada em especial a dona é sim minha tia, já recomendei pousadas, hotéis ou hostels que não tenho a menor relação ou beneficio, e não admito mesmo que venha aqui dizer que é mentira o que eu penso, você pode até discordar, mas eu reafirmo tudo que disse no post!
      Não estou a par do ocorrido, na verdade nem deveria estar, então só posso dizer que espero que tenha melhores experiências e aprenda a medir as palavras antes de expor qualquer coisa.

      Excluir
  6. para sra Aufa: passeia quem pode. o fato da sra não ter condições financeiras de pagar o valor da diária cobrado na pousada não lhe dá direitos de falar mentiras. ainda bem q é um caso isolado,pois todas as pessoas de diversas classes sociais que tiveram o prazer de se hospedar na pousada e de conhecer dona Neinha saíram de lá muito felizes e satisfeitas, elogiando o café servido e a limpeza e arrumação do local.

    ResponderExcluir
  7. boa tarde, gostaria de fazer o orçamento da diária, como faço?

    ResponderExcluir
  8. Trabalho com turismo, moro na vizinha Conceição, monto algumas viagens náuticas pela Baia de Todos os Santos e gosto muito de indicar a simpática Dona Neinha aos meus amigos, e nunca me arrependi. Seu texto é ótimo!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem? Sou de Salvador e precisarei ir à salinas para fazer uma prova e estou pesquisando locais. Essa pousada de sua tia, fica perto do centro? Tem site ou e-mail?
    Grata desde já!

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem? Sou de Salvador e precisarei ir à salinas para fazer uma prova e estou pesquisando locais. Essa pousada de sua tia, fica perto do centro? Tem site ou e-mail?
    Grata desde já!

    ResponderExcluir